Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCandido, Raphaela-
dc.date.accessioned2022-09-13T16:49:27Z-
dc.date.available2022-09-13T16:49:27Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationCANDIDO, Raphaela. Redesign do livro “Eu Me Pergunto...”, de Jostein Gaarder: redefinindo a experiência da filosofia na segunda infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29572-
dc.description.abstractThrough self-knowledge in childhood it is possible to identify many aspects of the child’s personal and social individuality, as well as recognize their positive qualities, limitations and preferences. The project presented here uses graphic design tools to bring children closer to such reflections, often avoided in Western culture. To this end, it proposes the redesign of the philosophy book for children written by Jostein Gaarder, “I ask myself…”, which brings a series of questions that contribute to the development of self-knowledge. The motivation for this project came from the book visual narrative analysis, which allowed us to identify points in the visual communication that reinforce the negative connotation of the exercise of selfknowledge. The stages of this project consisted, therefore, in: analyzing the editorial project of the original book, redesigning of characters and visual narrative, researching illustration interaction strategies, creating pop-up mechanisms, developing illustrations adapted to the mechanisms created, and the final prototype. The complete process is documented here.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectIlustração de livrospt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLivros-brinquedo - Ilustraçõespt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectIllustration of bookspt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectToy and movable books - Ilustrationspt_BR
dc.titleRedesign do livro “Eu Me Pergunto...”, de Jostein Gaarder: redefinindo a experiência da filosofia na segunda infânciapt_BR
dc.title.alternativeRedesign of the book “I wonder”, by Jostein Gaarder: redefining the experience of philosophy in early childhoodpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtravés do autoconhecimento na infância é possível identificar muitos aspectos da individualidade pessoal e social da criança, bem como reconhecer seus pontos positivos, suas limitações e preferências. O projeto aqui apresentado se utiliza de ferramentas do design gráfico para aproximar as crianças a estas reflexões que por muitas vezes, na cultura ocidental, são evitadas. Para tanto, propõe o redesign do livro de filosofia para crianças escrito por Jostein Gaarder, “Eu me pergunto…”, que traz uma série de perguntas que contribuem para o desenvolvimento do autoconhecimento. A motivação para este projeto veio da análise da narrativa visual da obra, que nos permitiu identificar pontos na comunicação visual que reforçam a conotação negativa do exercício do autoconhecimento. As etapas deste projeto consistiram, portanto, na análise do projeto editorial da obra original, no redesenho de personagens e narrativa visual, na pesquisa de estratégias de interação de ilustrações, na criação de mecanismos pop-up, execução das ilustrações adaptadas aos mecanismos criados, culminando nas etapas de execução do protótipo. O processo completo está aqui documentado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Botter, Fernanda-
dc.contributor.referee1Botter, Fernanda-
dc.contributor.referee2Lima, Elaine Garcia de-
dc.contributor.referee3Leite, Marta Karina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livroexperienciafilosofiainfancia.pdf13,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons