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dc.creatorPenkal, Lígia Loregian-
dc.date.accessioned2022-09-13T16:14:09Z-
dc.date.available2022-09-13T16:14:09Z-
dc.date.issued2022-06-21-
dc.identifier.citationPENKA, Lígia Loregian. Diretrizes para o ensino de Legal Design na graduação: produção de um material didático. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29571-
dc.description.abstractLaw deals with numerous problems, while Design presents several methodologies that seek to solve problems: the combination of these two areas resulted in Legal Design, to better solve legal problems, through visual communication. The concept of Legal Design was first introduced in 2013 by Professor Margaret Hagan at Stanford University, and since then its use around the world has been growing. As it is a very recent subject, it is still not taught in Brazilian universities: discussions on Legal Design usually take place outside the Academy, in courses, lectures and workshops, só there is no teaching methodology focused on Undergraduate Studies, nor a specific material: there are not even many publications in Portuguese about Legal Design, which shows how Brazil has not yet delved into this area, even though the study of Legal Design is extremely relevant to the academic environment, both for Design and for Law, for being an innovative tool, with many possibilities of practical applications in everyday cases. In this sense, the chosen research question was: how to teach Legal Design to students in Brazilian higher education? - a topic of great interest to the researcher, who is a lawyer, holds a degree in Law from the Pontifical Catholic University of Paraná (PUCPR) and is graduating in Graphic Design from the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) – with the aim of developing didactic material on the fundamentals of Legal Design for teach this content in Graduation. Therefore, an unsystematic literature review was carried out on Legal Design, Design Thinking, Human Centered Design, Collaborative Design, teaching materials, among other concepts to define and correlate them. After analyzing the theoretical research, a survey was carried out with professors, students, lawyers and professionals who work with Legal Design, to better assist and apply what was researched in the development of the didactic material.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectLawpt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.titleDiretrizes para o ensino de Legal Design na graduação: produção de um material didáticopt_BR
dc.title.alternativeGuidelines for teaching Legal Design in graduation: production of a teaching materialpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Direito lida com inúmeros problemas, enquanto o Design apresenta diversas metodologias que buscam solucionar problemas: a junção dessas duas áreas resultou no Legal Design, para melhor resolver problemas jurídicos, por meio da comunicação visual. O conceito de Legal Design foi introduzido pela primeira vez em 2013, pela professora Margaret Hagan na Universidade de Stanford, e desde então sua utilização pelo mundo vem crescendo. Por ser um assunto muito recente, ainda não é ensinado nas universidades brasileiras: as discussões sobre Legal Design normalmente se dão fora da Academia, em cursos, palestras e workshops, assim não há uma metodologia de ensino voltada para a Graduação, nem uma ementa determinada: sequer há muitas publicações em português sobre Legal Design, o que denota como o Brasil ainda não se aprofundou nesta área, mesmo que o estudo do Legal Design seja de extrema relevância para o meio acadêmico, tanto para o Design, quanto para o Direito, por ser uma ferramenta inovadora, com muitas possibilidades de aplicações práticas em casos cotidianos. Nesse sentido, a questão de pesquisa escolhida foi: como ensinar Legal Design para estudantes no ensino superior brasileiro? - tema de grande interesse da pesquisadora, advogada, bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e graduanda em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – com o intuito de desenvolver um material didático sobre os fundamentos do Legal Design para ensinar este conteúdo na Graduação. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica assistemática sobre Legal Design, Design Thinking, Human Centered Design, Design Colaborativo, materiais didáticos, entre outros conceitos para definir e correlacioná-los. Após a análise da pesquisa teórica, foi realizada uma pesquisa com professores, estudantes, advogados e profissionais que atuam com Legal Design, para melhor auxiliar e aplicar o que foi pesquisado no desenvolvimento do material didático.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fontana, Isabela Mantovani-
dc.contributor.referee1Fontana, Isabela Mantovani-
dc.contributor.referee2Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee3Bordenousky Filho, Renato-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

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