Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29507
Título: | Design de aplicativo para apoio no ensino de Libras para crianças surdas |
Título(s) alternativo(s): | Application to support the teaching of Brazilian Sign Language for deaf children |
Autor(es): | Lima, Beatrys da Silva Ferreira, Jhony Lucas |
Orientador(es): | Mazzarotto Filho, Marco André |
Palavras-chave: | Crianças surdas - Meios de comunicação Aplicativos móveis Lingua de sinais Lingua brasileira de sinais Surdos Deaf children - Means of communication Mobile apps Sign language Brazilian Sign Language Deaf |
Data do documento: | 22-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LIMA, Beatrys da Silva; FERREIRA, Jhony Lucas. Design de aplicativo para apoio no ensino de Libras para crianças surdas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | O início da comunicação para as crianças surdas é um desafio, pois as pessoas surdas têm que aprender duas línguas, a Língua Brasileira de Sinais – “Libras” e o português brasileiro escrito. As crianças começam a desenvolver desde cedo os gestos e logo que entram em uma instituição de ensino de Libras vão se adaptando do gesto para os sinais corretos de Libras. De acordo com o “MEC” é importante que as crianças surdas iniciem o contato com a Libras o mais cedo possível. Neste momento é possível que as tecnologias digitais sejam utilizadas para auxiliar nesta tarefa. Atualmente, ensinar faz parte da tecnologia, e por esse motivo, será desenvolvido um protótipo de aplicativo para crianças surdas, com o objetivo de estimular a comunicação através da aprendizagem da Libras, desde o início, em vez de apenas gestos, assim, auxiliando-os com sua comunicação na sociedade. O propósito deste aplicativo é abordar o alfabeto, os números, alimentos e animais (sinais básicos do dia a dia) para as crianças, fazendo com que consigam entender melhor as coisas desde pequenas e possam se comunicar desde cedo. |
Abstract: | The beginning of communication for deaf children is a challenge, as deaf people have to learn two languages, the Brazilian Sign Language – “Libras” and Brazilian written Portuguese. Children begin to develop gestures from an early age and as soon as they enter a Libras teaching institution, they adapt from the gesture to the correct signs of Libras. According to the “MEC” it is important that deaf children start contacting Libras as early as possible. At this time it is possible that digital technologies are used to assist in this task. Currently, teaching is part of technology, and for this reason, an application prototype will be developed for deaf children, with the objective of stimulating communication through learning Libras, from the beginning, instead of just gestures, thus helping them with their communication in society. The purpose of this application is to address the alphabet, numbers, family, food and animals (basic signs of everyday life) for children, making them able to better understand things from a young age and be able to communicate from an early age. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29507 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicativoapoioensinolibras.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons