Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29499
Título: | Desenvolvimento do módulo de estatísticas da ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem FARMA |
Título(s) alternativo(s): | Development of the statistics module of the learning object authoring tool FARMA |
Autor(es): | Santos, Aguinaldo Goudinho dos |
Orientador(es): | Marczal, Diego |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Aprendizagem Sites da Web Educational technology Learning Web sites |
Data do documento: | 30-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Guarapuava |
Citação: | SANTOS, Aguinaldo Goudinho dos. Desenvolvimento do módulo de estatísticas da ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem FARMA. 2022. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022. |
Resumo: | A Ferramenta de Autoria para a Remediação de erros com Mobilidade na Aprendizagem (FARMA), fornece aos professores de matemática, um ambiente que permite criar Objetos de Aprendizagens (OAs). Os OAs podem ser de grande ajuda durante o processo de ensino, uma vez que, buscam facilitar a compreensão do aprendiz perante a temas específicos através de linguagem clara e objetiva. Busca permitir também uma melhor disseminação de boas práticas de ensino, pois podem ser facilmente compartilhadas dentro do ambiente acadêmico. Durante as interações que ocorrem entre OA e aprendizes são gerados dados, como: quantidade de erros que uma questão obteve em relação a turma, qual aprendiz teve maior número de acertos, entre outros. Para fazer a análise dos dados gerados durante estas interações, o presente trabalho teve por finalidade o desenvolvimento do módulo de estatísticas da FARMA. O produto resultante deste trabalho apresenta o desempenho de cada aprendiz e também da turma, de acordo com a interação com OA, através de gráficos implementados na FARMA. Os professores poderão usar das informações apresentadas para compreender como sua turma está absorvendo o conteúdo estudado e os aprendizes por sua vez, poderão, fazer uso de seus dados para verificar seu desempenho individual e em relação a sua turma. |
Abstract: | The Authoring Tool for the Remediation of Errors with Mobility in Learning (FARMA), gives to math teachers an environment that allows them to create Learn Object (LOs), to be used with their classes. LOs can be of great help during the teaching process, since they seek to facilitate the learning of a given subject through a clear and objective language. It also seeks to enable better dissemination of good teaching practices as they can be easily shared within the academic environment. During the interactions that occur between OA and students, data are generated as: number of errors that a problem had in relation to the class, which student got more correct answers, among others. To analyze the data generated during the above-mentioned interaction, the present work developed the FARMA statistics module. The resulting product of this work presents the performance of each apprentice and also of the class, according to the interaction with OA, through graphics implemented at FARMA. Teachers may use the information presented to understand how their students are absorbing the content studied, and students can verify their individual performance in contrast with the class performance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29499 |
Aparece nas coleções: | GP - Tecnologia em Sistemas para Internet |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
objetosaprendizagemfarmaestatisticaferramentaautoria.pdf | 4,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons