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Título: A matemática básica na avaliação de investimento em ações: aplicações e propostas de ensino
Título(s) alternativo(s): Basic mathematics in stock investment valuation: applications and teaching proposals
Autor(es): Sirtoli, Felippe Carniel
Orientador(es): Dario, Ronie Peterson
Palavras-chave: Investimentos - Análise
Educação Financeira
Carteiras (Finanças) - Administração
Ações (Finanças) - Avaliação de riscos
Risco financeiro
Finanças pessoais
Investment analysis
Financial literacy
Portfolio management
Stocks - Risk assessment
Financial risk
Finance, Personal
Data do documento: 1-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SIRTOLI, Felippe Carniel. A matemática básica na avaliação de investimento em ações: aplicações e propostas de ensino. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Tendo em vista a nova Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio que introduziu o conceito de Itinerários Formativos, apresentamos neste trabalho uma proposta de ensino sobre investimentos em ações que pode servir como uma rota de aprendizagem em Educação Financeira para os estudantes na fase final da educação básica. Inicialmente buscamos apresentar aos professores e estudantes os conceitos e resultados básicos da Teoria Moderna das Carteiras de Markowitz aplicados ao mercado de ações, que abrangem desde como montar uma carteira de investimentos, o peso que cada ativo financeiro representa dentro da carteira, chegando ao cálculo de retorno, retorno esperado e risco de investimentos. Neste contexto, apresentamos então propostas de atividades estruturadas por nível de complexidade e envolvendo conteúdos matemáticos e estatísticos do Ensino Médio.
Abstract: Considering the new Brazilian curriculum base for education, which introduced the concept of Formative Itineraries, we present in this work a teaching proposal on investments in stocks that can serve as a learning route in Financial Education for students in the last years of High Shcool. Initially, we seek to present to teachers and students the basic concepts and results of Markowitz’s Modern Portfolio Theory applied to the stock market. It starts with assembling an investment portfolio and the weight each financial asset represents within the portfolio, reaching the calculation of return, expected return, and investment risk. In this context, we present proposals for activities structured by level of complexity and involving High School mathematical and statistical content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29497
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