Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29491
Título: As concepções sobre o bullying para alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Conceptions about bullying for elementary school students
Autor(es): Rosa, Jean Felipe Bortot da
Orientador(es): Kovalski, Mara Luciane
Palavras-chave: Assédio nas escolas
Estudantes do ensino fundamental
Ambiente escolar
Harassment in schools
School children
School environment
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ROSA, Jean Felipe Bortot da. As concepções sobre o bullying para alunos do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: O Bullying pode ser caracterizado por práticas recorrentes de atos violentos, seja violência física ou psicológica, xingamentos, humilhações, intimidação de forma individual ou coletiva, contra uma pessoa. Esta prática pode se transformar em traumas psicológicos, ou doenças como a famosa depressão. O Bullying é uma brincadeira que pode tirar a vida de uma pessoa, ou torná-la agressiva. Esse trabalho teve como principal objetivo analisar as concepções dos alunos do ensino fundamental sobre tal fenômeno. Para alcançar o objetivo, foi utilizado um questionário aos alunos do ensino fundamental anos finais, para a coleta de informações sobre o bullying. Em seguida foi realizada uma palestra, na qual, a temática bullying foi explorada. Após a palestra, o mesmo questionário foi reaplicado com o intuito de analisar se houve ou não mudanças nas concepções dos alunos sobre a prática do bullying. Após as análises das respostas foi possível corroborar a hipótese de que os mesmos alunos que cometem o bullying, em algum momento da sua vida também foram vítimas destes atos, apontando resultados de que o bullying pode ser descrito como um ciclo.
Abstract: Bullying can be characterized by recurrent practices of violent acts, whether physical or psychological violence, cursing, humiliation, intimidation, individually or collectively, against a person. This practice can turn into psychological trauma, or diseases such as the famous depression. Bullying is a game that can take a person's life, or make them aggressive. The main objective of this work was to analyze the conceptions of elementary school students about this phenomenon. To achieve the objective, a questionnaire was used for students of elementary school final years, to collect information about bullying. Then a lecture was held, in which the bullying theme was explored. After the lecture, the same questionnaire was reapplied in order to analyze whether or not there were changes in students' conceptions about bullying. After analyzing the responses, it was possible to corroborate the hypothesis that the same students who commit bullying, at some point in their lives, were also victims of these acts, pointing to results that bullying can be described as a cycle.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29491
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
concepcoesbullyingensinofundamental.pdf900,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons