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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29484
Título: | Sistemas de controle para otimização de energia para veículos elétricos |
Título(s) alternativo(s): | Control systems for energy optimization for electric vehicles |
Autor(es): | Luza, Marcelo |
Orientador(es): | Carati, Emerson Giovani |
Palavras-chave: | Conversores de frequência Veículos elétricos Conversores de corrente elétrica Frequency changers Electric vehicles Electric current converters |
Data do documento: | 25-Nov-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | LUZA, Marcelo. Sistemas de controle para otimização de energia para veículos elétricos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise da viabilidade técnica do uso de supercapacitores para auxílio de baterias de Li-íon em sistemas de acionamento de veículos elétricos. De indício são apresentados os fundamentos teóricos envolvendo veículos elétricos, a saber, conhecimentos sobre os sistemas de armazenamento de energia principal e complementar, sistemas de armazenamento híbrido de energia, conversores estáticos de energia e máquinas elétricas. Em sequência são apresentados as estrutura do sistema de acionamento do veículo elétrico, seus componentes e configurações, equacionamento e desenvolvimento dos circuitos dos conversores estáticos de energia construção das estratégias de controle. Também foi desenvolvida e realizada a implementação em simulação do sistema de acionamento do veículo elétrico utilizando um sistema de armazenamento híbrido e energia contendo banco de baterias e supercapacitores. Por fim foram realizadas análises e averiguações do comportamento do sistema. Após análise, foi possível concluir que a utilização de supercapacitores no sistema de acionamento de um veículo elétrico é capaz de promover melhores condições para o sistema de armazenamento principal do sistema, como menores valores de corrente e menores taxas de carga e descarga em um curto período de tempo, tornando possível sua utilizaçãoo em uma vasta área de aplicações. |
Abstract: | This work presents an analysis of the technical feasibility of the use of supercapacitors to aid Li-ion batteries in electric vehicle drive systems as a complementary energy storage with Li-ion batteries based electric vehicle drive simtems. First, the theoretical foundations of electric vehicles, namely, knowledge of primary and secondary energy storage systems, hybrid energy storage systems, static energy converters and electric machines are presented. In sequence are presented the structure of the drive system of the electric vehicle, its components and configurations, equation and development of the circuits of the static energy converters construction of control strategies. Simulation implementation of the electric vehicle drive system was also developed and carried out using a hybrid and energy storage system containing battery bank and supercapacitors. Finally, an analysis and investigation of the behavior of the system was performed, comparing the behavior between battery, supercapacitor and vehicle activation. After analysis, it was possible to conclude that the use of supercapacitors in the electric vehicle drive system is capable of promoting better conditions for the system primary storage system, such as lower current values and lower loading and unloading rates in a short space of time, making it possible to use it in a wide range of applications. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29484 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Elétrica |
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