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Título: Implementação de um algoritmo para o cálculo do fator de preenchimento de ranhuras em máquinas elétricas síncronas de imã permanente
Título(s) alternativo(s): Implementation of an algorithm for the calculation of the slot-filling factor in permanent magnet synchronous machines
Autor(es): Ferreira, Lucas Emanuel Batistus
Orientador(es): Kolzer, José Fabio
Palavras-chave: Algorítmos
Máquinas elétricas síncronas
Máquinas elétricas
Algorithms
Eletric machinery, Synchronows
Electric machinery
Data do documento: 26-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERREIRA, Lucas Emanuel Batistus. Implementação de um algoritmo para o cálculo do fator de preenchimento de ranhuras em máquinas elétricas síncronas de imã permanente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: A otimização de um projeto de máquinas elétricas que busque melhorar a eficiência na conversão entre energia mecânica e elétrica deve focar-se na atenuação do impacto causado pelas principais fontes de perdas nestes dispositivos, como as perdas Joule nos enrolamentos de cobre, correntes parasitas no núcleo ferromagnético, perdas mecânicas por atrito e ventilação, e outras perdas suplementares. O fator de preenchimento de ranhura é um dos parâmetros limitantes nessa otimização. Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de implementar um algoritmo que realize o cálculo do maior fator de preenchimento de ranhura possível para uma determinada máquina, através do posicionamento ideal dos condutores dentro das ranhuras do estator, como consequência, obtendo uma redução na resistência térmica dos enrolamentos e uma diminuição na elevação de temperatura, o que causará também, um aumento na densidade de torque por volume.
Abstract: The optimization of an electrical machine project that seeks to improve the efficiency on the electrical to mechanical energy conversion should be focused mainly on the mitigation of the impact caused by the main sources of losses on this devices, such as the Joule losses at the winding, the eddy currents at the magnetic core, mechanical losses caused by friction and ventilation, and other additional losses. The slot filling factor is one of the limiting parameters on this optimization. This work was developed with the intent of implementing an algorithm that does the calculation of the maximum possible slot filling factor for a determined machine, through the ideal positioning of the wires inside the stator slots, and as consequence, achieving a decrease in the temperature rise, also increasing the torque density per volume.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29482
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