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dc.creatorKressin, Luiz Fernando-
dc.date.accessioned2022-08-31T12:45:15Z-
dc.date.available2022-08-31T12:45:15Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationKRESSIN, Luiz Fernando. Projeto do sistema de acionamento de motores CC sem escovas para propulsão de veículos elétricos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29458-
dc.description.abstractWith the continuous development of the industry, there was an increase at the capacity of supply the demand of electric vehicles. It is increasingly more common the use of propulsion systems with electric motors, present in electric vehicles and converted electric cars. This work was conducted in order to gain knowledge and establish project guidelines of the drive system of Brushless DC Motors used in propulsion systems. The mathematical models of the Brushless DC Motor and Three-Phase Inverter are presented. Requirement specifications of the drive system considering the electric vehicle are estimated. From the requirement specifications, a brushless dc drive system containing a three-phase inverter, microcontroller and the hall effect sensors signals conditioning circuit was designed. The PCB was designed in EAGLE and manufactured along with the development of software control for phase commutation and interface for speed regulation, start and stop of the electric motor. The drive system was tested and validated. The built three-phase inverter drives the motor with the position of the rotor identified by hall effect sensors. The correct commutation enabled the operation of the motor with load, with the start-up torque limited by the maximum peak current(not continuous) of the power semiconductor switches that compose the three-phase inverter. The developed work provide guidelines for the design of a drive system used for electric vehicle propulsion. The implemented software stands out for its modularity, improving the performance, easing the maintenance and feature expansion, and for its portability, as it is easily transferable to another drive system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores elétricos de corrente contínuapt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectMotores elétricospt_BR
dc.subjectElectric machinery, Inductionpt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectElectric motorspt_BR
dc.titleProjeto do sistema de acionamento de motores CC sem escovas para propulsão de veículos elétricospt_BR
dc.title.alternativeDesign of brushless DC motor drive system for electric vehicle propulsionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom o contínuo desenvolvimento da indústria houve um aumento na capacidade de suprir a demanda de veículos elétricos. A partir disso, a utilização de motores elétricos na propulsão de diversos veículos é cada vez mais comum, presentes tanto em veículos elétricos como em veículos convertidos para elétricos. Esse trabalho foi realizado de forma a obter conhecimento e estabelecer diretrizes para o projeto do sistema de acionamento de motores CC sem escovas utilizado no sistema de propulsão. Os modelos matemáticos do motor CC sem escovas e do inversor trifásico são apresentados. Requisitos do sistema considerando o veículo elétrico são apresentados. A partir disso, um sistema de acionamento com inversor trifásico, microcontrolador e placa de condicionamento dos sinais dos sensores de efeito hall foi desenhado. As placas foram fabricadas em paralelo com o desenvolvimento do software de controle da comutação das fases, assim como interface para regulação de velocidade, partida e desligamento do motor. O sistema de acionamento foi testado e avaliado. O inversor trifásico construído realiza a comutação das fases de acordo com as posições indicadas pelos sensores de efeito hall. A correta comutação habilita o uso do motor à vazio e com carga, tendo o torque de partida do sistema limitado pela màxima corrente de pico (não contínua) das chaves semicondutoras que compõem o inversor trifásico. O trabalho desenvolvido fornece uma sequencia de orientações para o projeto do sistema de propulsão de veículos elétricos. O software de controle implementado destaca-se pela sua modularidade, melhorando o desempenho e facilitando a manutenção e expansão das funcionalidades, e pela sua portabilidade, pois é facilmente transferível ao controle de outros sistemas de acionamento que utilizam inversores trifásicos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Everton Luiz de-
dc.contributor.advisor-co1Torrico, César Rafael Claure-
dc.contributor.referee1Aguiar, Everton Luiz de-
dc.contributor.referee2Torrico, César Rafael Claure-
dc.contributor.referee3Bernardi, Ricardo-
dc.contributor.referee4Sousa, Kleiton de Morais-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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