Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrunetto, Luiza Rafaela-
dc.date.accessioned2022-08-30T18:08:50Z-
dc.date.available2022-08-30T18:08:50Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationBRUNETTO, Luiza Rafaela. A utilização de modelos didáticos no ensino de ciências e biologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29456-
dc.description.abstractThis work is the result of a theoretical research, which brings a discussion about the different learning styles, the teaching of cell biology in Basic Education, the didactic transposition in Science and Biology, culminating with a discussion about the main teaching materials, from the textbook even the didactic models, focus of this research. The main goal of this work is to research the teaching and learning process and verify the importance of using Didactic Models in this process. Didactic models represent important tools for teaching work, to streamline one ́s classes, making them more meaningful to students. Furthermore, according to historical cultural theory, recreational activities are fundamental in the development of zones of proximal development and teaching resources help in the construction of scientific concepts. The research results were analyzed using a qualitative approach, being considered the object of analysis the Works in which Didactic Models were applied as didactic tool complementary to the theoretical teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.titleA utilização de modelos didáticos no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of didactic models in science and biology teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho resulta de uma pesquisa teórica, que traz uma discussão sobre os diferentes estilos de aprendizagem, o ensino de biologia celular na Educação Básica, a transposição didática em Ciências e Biologia, culminando com uma discussão sobre os principais materiais didáticos, desde o livro didático até os modelos didáticos, foco desta pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo central pesquisar sobre processo de ensino e aprendizagem e verificara importância da utilização dos Modelos Didáticos neste processo. Os modelos didáticos representam importantes ferramentas ao trabalho docente, para dinamizar as suas aulas, tornando ­as mais significativas aos estudantes. Além disso, segundo a teoria histórico cultural, as atividades lúdicas são fundamentais no desenvolvimento das zonas de desenvolvimento proximal e os recursos didáticos auxiliam na construção dos conceitos científicos. Os resultados da pesquisa foram analisados numa abordagem qualitativa, sendo considerado objeto de análise os trabalhos em que Modelos Didáticos foram aplicados como ferramenta didática complementar ao ensino teórico.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Boeno, Rosangela Maria-
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Patricia Franchi de-
dc.contributor.referee1Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane-
dc.contributor.referee3Boeno, Rosangela Maria-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelosdidáticoscienciabiologia.pdf287,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons