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dc.creatorSilva, Rauane Soares da-
dc.date.accessioned2022-08-30T14:25:21Z-
dc.date.available2022-08-30T14:25:21Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Rauane Soares da. Extratos vegetais de plantas nativas com potencial para produção de fitocosméticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29450-
dc.description.abstractThe study of phytocosmetics focuses on the applicability and action of the active ingredients extracted from plants for the hygiene, beauty and maintenance of skin and hair. In this way, they contribute to the health of those who use these cosmetics and also to the preservation of the environment, ensuring sustainability. However, many Brazilian consumers still make use only of products derived from mineral and animal origin, often because they are unaware of other options available in the market. Thus, cosmetics made from plant extracts are not valued as they should be, especially those derived from species of Brazilian flora. Based on this premise, the aim of this study was to analyze the level of knowledge of consumers regarding what phytocosmetics are and which plant extracts from native species are most used for their production, through a descriptive study with a qualitative-quantitative approach. Data collection was carried out using a structured questionnaire containing 15 questions, which were made available on social media. Of the 214 participants, the vast majority were women, about 86.4%. With regard to phytocosmetics, 51.9% of the respondents said they did not know what the term was about. The results also point out that 61.7% of the correspondents did not know how to inform any native species that provides the plant extracts used in these cosmetics. And when they did inform, they cited exotic plants, such as Aloe vera, showing the lack of information regarding the Brazilian flora. Through the questionnaire it was found that there is environmental awareness and concern for the environment on the part of consumers, even with the lack of knowledge about the native plant extracts used in the production of phytocosmetics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCosméticos de ervaspt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectHerbal cosmeticspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.titleExtratos vegetais de plantas nativas com potencial para produção de fitocosméticospt_BR
dc.title.alternativeNative plant extracts with potential for phytocosmetics productionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estudo dos fitocosméticos se concentra na aplicabilidade e ação dos princípios ativos extraídos dos vegetais em prol da higiene, beleza e manutenção da pele e cabelos. Dessa maneira, contribuem para a saúde de quem usufrui desses cosméticos e também para a preservação do meio ambiente, garantindo a sustentabilidade. Entretanto, muitos consumidores brasileiros ainda fazem uso somente de produtos derivados de origem mineral e animal, muitas vezes por desconhecer das outras opções existentes no mercado. Desta forma, os cosméticos oriundos de extratos vegetais não são valorizados como deveriam, principalmente os originados de espécies da flora brasileira. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi analisar o nível de conhecimento dos consumidores em relação ao que são fitocosméticos e quais os extratos vegetais oriundos de espécies nativas são mais utilizados para a sua produção, por meio de um estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado que continha 15 questões, as quais foram disponibilizadas nas mídias sociais. Dos 214 participantes, a grande maioria eram mulheres, cerca de 86,4%. Com relação aos fitocosméticos, 51,9% dos entrevistados responderam que não sabiam do que se tratava o termo. Os resultados apontam também que 61,7% dos correspondentes não sabiam informar qualquer espécie nativa que forneça os extratos vegetais utilizados nesses cosméticos. E quando informavam, citavam plantas exóticas, como a Aloe vera, evidenciando a desinformação em relação à flora brasileira. Por meio do questionário verificou-se que existe consciência ambiental e preocupação com o meio ambiente por parte dos consumidores, mesmo com o desconhecimento sobre os extratos vegetais de plantas nativas utilizados na produção dos fitocosméticos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Paulus, Dalva-
dc.contributor.referee1Ferrari, Fernanda-
dc.contributor.referee2Fernandes, Patrícia-
dc.contributor.referee3Dalva, Paulus-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
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