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Título: Proposta metodológica de formação para o exercício pleno da cidadania através do ensino de biologia
Título(s) alternativo(s): Methodological proposal for education through the teaching of biology to the full exercise of citizenship
Autor(es): Pelentier, Vanessa Scariot
Orientador(es): Sousa, Fernando Carlos de
Palavras-chave: Biologia
Ciência - Estudo e ensino
Cidadania
Biology
Science - Study and teaching
Citizenship
Data do documento: 9-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: PELENTIER, Vanessa Scariot. Proposta metodológica de formação para o exercício pleno da cidadania através do ensino de biologia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: A preparação para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação. Cidadania plena pode ser entendida como a posse e o exercício de direitos civis, políticos e sociais. O livro didático é, em geral, o principal recurso utilizado por professores. Entretanto, trabalho prévio do nosso grupo de pesquisa demonstrou que os livros didáticos de biologia em uso corrente no Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos não trazem uma proposta concreta de articulação dos conhecimentos próprios da disciplina com questões sociais, dificultando a formação dos alunos para o exercício pleno da cidadania. Este trabalho buscou desenvolver uma proposta metodológica de abordagem do tema cidadania na disciplina de Biologia que integre os conhecimentos científicos próprios dessa disciplina com o preparo para o exercício pleno da cidadania. Para tanto, foi aprofundada a análise documental dos 3 livros didáticos de Biologia do 1º, 2º e 3º iniciada em trabalho prévio do nosso grupo de pesquisa. Observou-se que textos do livro didático podem ser modificados ou expandidos e utilizados para trabalhar a articulação entre os conhecimentos específicos da disciplina de biologia e o preparo para a cidadania.
Abstract: Preparing for the exercise of citizenship is one of the goals of education. Full citizenship can be understood as the possession and exercise of civil, political and social rights. The textbook is, in general, the main resource used by teachers. However previous work by our research group showed that the biology textbooks currently in use at the Dois Vizinhos Regional Education Center do not provide a concrete proposal articulating the contents of the subject with social issues making it difficult for students to be educated to the full exercise of citizenship. This work sought to develop a methodological proposal to approach the theme of citizenship in the subject of biology integrating the scientific knowledge of this subject with the education for the full exercise of citizenship. For that, the documental analysis of the three logy textbooks initiated in a previous work of our researchgroup was further deepened. It was observed that the texts of the textbooks can be modified or expanded and then be used to better teach the articulation between the specific knowledge of the biology subject and the education for full citizenship.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29449
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