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Título: Nexos conceituais da estatística manifestados por professores em formação na Oficina Pedagógica de Matemática
Título(s) alternativo(s): Statistics conceptual nexuses manifested by training teachers on Oficina Pedagógica de Matemática
Autor(es): Fabri, Gabriel José Cavassin
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Estatística - Estudo e ensino
Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Dialética
Psicologia educacional
Pedagogia crítica
Orientação educacional no ensino superior
Statistics - Study and teaching
Mathematics teachers - Education (Continuing education)
Dialectic
Educational psychology
Critical pedagogy
Personnel service in higher education
Data do documento: 4-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FABRI, Gabriel José Cavassin. Nexos conceituais da estatística manifestados por professores em formação na Oficina Pedagógica de Matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a organização do ensino de Estatística através dos elementos epistemológicos do materialismo histórico-dialético, dos pressupostos psicológicos de desenvolvimento humano pautados pelas teorias histórico-cultural e da atividade, compreendidos como fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino enquanto base teórico-metodológica. Esses pressupostos sustentam o objetivo da pesquisa de reconhecer nexos conceituais da Estatística manifestados pelos integrantes da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). A constituição dos dados para materializar esse objetivo ocorreu através do projeto de extensão A organização do ensino de Estatística na Oficina Pedagógica de Matemática, cujos integrantes são professores em serviço na Educação Básica e Superior, assim como estudantes da licenciatura em Matemática e do mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nesse sentido, a partir da concepção dialética do conhecimento, debruçou-se sobre o estudo lógico-histórico da Estatística a fim de reconhecer e elaborar os seguintes nexos conceituais: nexo 1 – captação de dados; nexo 2 – síntese informacional; nexo 3 – reconhecimento e demonstração de regularidades; nexo 4 – estimativa e predição. Esse estudo foi fundamental para dois processos nesta pesquisa, sendo um deles o desenvolvimento das análises de dois isolados captados no movimento da OPM: (Iso-1) Manifestação dos nexos conceituais da Estatística e (Iso-2) Desdobramento dos nexos conceituais da Estatística para a organização do Ensino. E o outro para a organização do Produto Educacional, no qual apresentou-se como esses nexos podem ser compreendidos na organização do ensino, no formato de um Guia Didático relacionado a seis vídeos de autoria própria, disponibilizados em uma plataforma de livre acesso. Por fim, entre os resultados destacou-se: a relevância da compreensão sobre os nexos conceituais a partir do movimento lógico-histórico da Estatística para a (re)organização do ensino na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino; a manifestação pelos professores em formação dos nexos 1 e 2 de forma recorrente e dificuldades em estabelecer outras relações entre conceitos e diferenciar o que são as ações e os conceitos para a Estatística. Este último ampliou a análise sobre o potencial de projetos coletivos, como o da OPM, que desencadeiam necessidades de estudo sobre o próprio objeto do conhecimento que se ensina, permitindo novas possibilidades e perspectivas.
Abstract: This dissertation presents a discussion about the organization of the teaching of Statistics through the epistemological elements of the historical-dialectical materialism, the psychological assumptions of human development guided by the historical-cultural and activity theories, understood as fundamentals of the Teaching OrienteeringActivity as a theoretical and methodological basis. These assumptions support the research objective of recognizing the conceptual links of Statistics expressed by the members of the Oficina Pedagógica de Matemática (OPM). The constitution of the data to materialize this objective occurred through the extension project The organization of the teaching of Statistics in the Pedagogical Workshop of Mathematics, whose members are teachers in service in Basic and Higher Education, as well as students of the degree in Mathematics and the master’s and doctorate in Science and Mathematics Teaching at the Federal University of Technology – Paraná. In this sense, from the dialectical conception of knowledge, it focused on the logical-historical study of Statistics in order to recognize and elaborate the following conceptual nexuses: nexus 1 – data capture; nexus 2 – informational synthesis; nexus 3 – recognition and demonstration of regularities; nexus 4 – estimation and prediction. This study was fundamental for two processes in this research, one of them being the development of analyzes of two isolates captured in the OPM movement: (Iso-1) Manifestation of the conceptual nexuses of Statistics and (Iso-2) Deployment of the conceptual nexuses of Statistics to the organization of Education. And the other for the organization of the Educational Product, in which it was presented how these nexuses can be understood in the organization of teaching, in the format of an Open Educational Resource (OER) related to six videos of their own authorship, available on a free access platform. Finally, among the results, the following stood out: the relevance of understanding the conceptual nexuses from the logical-historical movement of Statistics for the (re)organization of teaching in the perspective of Teaching Orienteering-Activity; the manifestation by teachers in training of nexuses 1 and 2 on a recurring basis and difficulties in establishing other relations between concepts and differentiating what actions and concepts are for Statistics. The latter expanded the analysis of the potential of collective projects, such as that of the OPM, which trigger the need to study the object of knowledge that is taught, allowing new possibilities and perspectives.
Descrição: Acompanha: Guia didático: nexos conceituais de estatística e a organização do ensino
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29436
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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