Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29410
Título: | Estamos com a macaca! Educação Ambiental não formal em Zoológico |
Título(s) alternativo(s): | We are with the monkey! Non formal environmental education in Zoological |
Autor(es): | Rodrigues, Karlen |
Orientador(es): | Haas, Jucelaine |
Palavras-chave: | Educação ambiental Animais - Proteção Pensamento crítico Environmental education Animal welfare Critical thinking |
Data do documento: | 13-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | RODRIGUES, Karlen. Estamos com a macaca! Educação Ambiental não-formal em um Zoológico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021. |
Resumo: | No meio escolar formal, a Educação Ambiental ainda é pouco trabalhada pelos professores, muitas vezes pela falta de tempo ou pela falta de formação qualificada. Assim, a educação não formal aparece como uma forte aliada no processo de ensino/aprendizagem sobre o meio ambiente e a problemática ambiental, bem como o desenvolvimento crítico acerca destes problemas. O zoológico é um ambiente não formal de ensino que estimula uma melhor relação entre o homem e a natureza, porém, ainda é alvo de muitas críticas por manter animais em cativeiro. O Educador Ambiental tem o papel de mostrar à sociedade a importância do zoológico para a conservação da fauna silvestre e desmistificar alguns conceitos que a população ainda apresenta sobre este local. Assim, este projeto se objetivou em utilizar o zoológico como ambiente não formal de ensino para se trabalhar a Educação Ambiental. O trabalho teve caráter qualitativo e foi desenvolvido no período matutino e vespertino durante cinco dias, com crianças de idades entre 9 e 12 anos. A atividade foi realizada no mês de janeiro de 2020, em modo de colônia de férias. A Educação Ambiental foi trabalhada com atividades lúdicas que facilitaram o entendimento das crianças acerca do meio ambiente. Para obtenção dos resultados, foi aplicado pré e pós questionários com questões descritivas e utilizado o diário de campo. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que as crianças entenderam a importância do zoológico para a conservação da fauna silvestre, perceberam a importância de todos os animais para o ecossistema e desenvolveram um pensamento crítico sobre os problemas causados pelo homem ao ambiente. |
Abstract: | In the formal academic and scholar fields, the Environmental Education is still very rarely worked by teachers, often because of lack of proper time oreven caused by lack of prepare of the educators to do so. So, nonformal education appears as a strong ally in the process of teaching and learning about the environment and Ambiental issues, as well as critical developing about those subjects. The Zoo isa nonformal teaching field that encourages a better relationship between man and nature. However, the zoos are still the target of hard criticism for keeping animals in captivity, due to the population belief that there is no way to keep the animals good welfare and health in those places, and that zookeepers are just moneyseekers. The Environmental Educator has the role to show to the society the importance of keepings Zoos in preservation of the wild fauna and demystify wrong beliefs that people still have about it. Thus, this project aimed to use the zoo as a nonformal teaching environment to work on Environmental Education. The project had qualitative focus and was developed in mornings and evenings in a total of five days of work, using as subject children between the ages 9 and 12. The activity were realized in January 2020, in Summer Camp style. For the sake of getting results, tests have been applied before and after the project, with descriptive questions and used field diaries. With the obtained results, it was possible to conclude that the children developed a better understanding in the importance of the Zoo in terms of wild life conservation, noticed the essentiality of every animal in the ecosystem and developed critical thinking on Environmental problems caused byman. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29410 |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaoambientalzoologico.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons