Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira Neto, João Alfredo-
dc.date.accessioned2022-08-23T18:06:18Z-
dc.date.available2022-08-23T18:06:18Z-
dc.date.issued2021-08-28-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, João Alfredo. Proposta de ensino de polarização da luz com utilização de TDIC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29377-
dc.descriptionAcompanha: Proposta de ensino de polarização da luz com utilização de TDICpt_BR
dc.description.abstractThis teaching proposal, developed with the Postgraduate Program of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), in the National Professional Masters Course in Physics Education (MNPEF), aimed to prepare, develop and evaluate a didactic proposal for teaching the content of polarization of light. An application of the educational product took place in a 3rd year high school class in the city of Vera Cruz do Oeste - PR. Our research is based on the theoretical assumptions of qualitative research, with the theoretical foundation of learning by discovery of Jerome Bruner with the use of experiments and TDIC in the teaching process of student learning. It was found that the students had a very superficial knowledge of the topic addressed, and that the use of TDIC favored the instruction and reinforcement of the concepts of Physics according to discovery learning, with the students being able to retain the basic contents, in particular of light polarization.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectOndas eletromagnéticas - Polarizaçãopt_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectElectromagnetic waves - Polarizationpt_BR
dc.subjectLightpt_BR
dc.titleProposta de ensino de polarização da luz com utilização de TDICpt_BR
dc.title.alternativeProposal for teaching polarization of light using TDICpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente proposta de ensino, desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), teve como objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta didática para o ensino do conteúdo de polarização da luz. A aplicação do produto educacional ocorreu em uma turma de 3º ano do ensino médio da cidade de Vera Cruz do Oeste – PR. Nossa pesquisa está alicerçada nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, sendo o embasamento teórico da aprendizagem por descoberta de Jerome Bruner com a utilização de experimentos e TDIC no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Foi constatado que os alunos traziam um conhecimento bem superficial sobre o tema abordado, e que a utilização de TDIC, favoreceram a instrução e o reforço dos conceitos de Física segundo a aprendizagem por descoberta, sendo os alunos capazes de reter os conteúdos apresentados, em especial de polarização da luz.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4953-3150pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4789238910632501pt_BR
dc.contributor.advisor1Laczkowski, Ivan Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5567-0827pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Hercilia Alves Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902808363799194pt_BR
dc.contributor.referee3Laczkowski, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5567-0827pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee4Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.referee5Nascimento, William Junior do-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-8324-9183pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7828555676207514pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinopolarizacaoluztdic_produto.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinopolarizacaoluztdic.pdf4,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons