Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29375
Título: | Proposta didática de atividades práticas de eletrodinâmica utilizando o simulador PHET colorado |
Título(s) alternativo(s): | Teaching proposal of practical electrodynamics activities using the PHET colorado simulator |
Autor(es): | Pereira, Josiane Cristina Peres |
Orientador(es): | Schiavon, Gilson Junior |
Palavras-chave: | Ensino - Metodologia Física (Ensino médio) Aprendizagem ativa Teaching - Methodology Active learning |
Data do documento: | 3-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | PEREIRA, Josiane Cristina Peres. Proposta didática de atividades práticas de eletrodinâmica utilizando o simulador PHET colorado. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
Resumo: | A partir da constatação de que o ensino da Física nas Escolas ainda se pauta em metodologias de ensino tradicionais e mecânicas, sem a presença de atividades experimentais ou o uso de tecnologias, situações provocadas por diversos fatores, mas sobretudo pela falta de formação docente, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um produto educacional no formato de caderno com uma proposta didática de atividades com foco no simulador PhET Colorado Circuito-DC para os conteúdos de Eletrodinâmica para o terceiro ano do Ensino Médio. A partir da teoria da Aprendizagem Significativa (MOREIRA, 2011), associada a necessidade de linguagem tecnológica e uso de práticas de experimentação (BRASIL, 2017), este trabalho se valeu de metodologia quanti/qualitativa (GIL, 2008), retomando o que é a Aprendizagem Significativa e alguns de seus conceitos-chaves: os subsunçores, os organizadores prévios e o uso dos mapas mentais na construção do conhecimento. A revisão literária também olhou para a relação entre a Física e seus conteúdos, a metodologia da experimentação e o uso do simulador virtual como ferramenta de ensino. A partir dessa fundamentação, desenvolveram-se 9 módulos de aula para uma proposta didática sobre diferentes conteúdos da Eletrodinâmica: corrente elétrica, tipos de resistores e suas aplicações, associações de resistores em série, paralelo e mista, as Leis de Ohm, as Leis de Kirchhoff, configuração Estrela-Triângulo e Ponte de Whheatstone. O produto foi aplicado em uma Escola Integral estadual no município de Jesuítas, PR., no ano de 2021, com 13 educandos e permitiu a percepção de que é possível ensinar Física de uma forma diferente. Houve destaque para o uso de questionários diagnósticos, situações-problemas e a construção de mapas mentais. Durante o desenvolvimento da proposta a presença das ideias próprias dos alunos nas representações dos mapas mentais dobrou (de 20% para 40%). A capacidade de demonstrar a abrangência dos assuntos passou de 20% para 70%. A hierarquia de ideias inexistentes no começo do trabalho pedagógico atingiu a proximidade de 30%. A capacidade de relacionar conceitos ultrapassou os 80%. Dessa forma, os alunos selecionados evoluíram do senso comum para o domínio conceitual e prático dos conteúdos eleitos, bem como demonstraram protagonismo no desenvolvimento de atividades no simulador virtual. Os achados demonstram a importância dos mecanismos didáticos de criação de pontes-organizadores prévios entre os conhecimentos iniciais dos alunos subsunçores, e os novos conhecimentos a serem adquiridos, sendo essa a base da teoria da Aprendizagem Significativa. |
Abstract: | From the observation that the teaching of Physics in Schools is still guided by traditional and mechanical teaching methodologies, without the presence of experimental activities or the use of technologies, situations caused by several factors, but above all by the lack of teacher training, the The present work aimed to develop an educational product in the form of a notebook with a didactic proposal of activities focusing on the PhET Colorado Circuito-DC simulator for the Electrodynamics contents for the third year of High School. Based on the theory of Meaningful Learning (MOREIRA, 2011), associated with the need for technological language and the use of experimentation practices (BRASIL, 2017), this work made use of a quantitative/qualitative methodology (GIL, 2008), resuming what is Meaningful Learning and some of its key concepts: subsumers, previous organizers and the use of mind maps in the construction of knowledge. The literary review also looked at the relationship between Physics and its contents, the methodology of experimentation and the use of the virtual simulator as a teaching tool. From this foundation, 9 class modules were developed for a didactic proposal on different contents of Electrodynamics: electric current, types of resistors and their applications, associations of resistors in series, parallel and mixed, Ohm's Laws, the Laws of Kirchhoff, Star-Delta configuration and Whheatstone Bridge. The product was applied in a State Integral School in the city of Jesuítas, PR., in the year 2021, with 13 students and allowed the perception that it is possible to teach Physics in a different way. There was emphasis on the use of diagnostic questionnaires, problem situations and the construction of mental maps. During the development of the proposal, the presence of students' own ideas in the representations of the mental maps doubled (from 20% to 40%). The ability to demonstrate the scope of subjects increased from 20% to 70%. The hierarchy of ideas that did not exist at the beginning of the pedagogical work reached close to 30%. The ability to relate concepts exceeded 80%. In this way, the selected students evolved from common sense to the conceptual and practical domain of the chosen contents, as well as demonstrating a leading role in the development of activities in the virtual simulator. The findings demonstrate the importance of didactic mechanisms for creating previous bridges-organizers between the initial knowledge of the subsumerstudents, and the new knowledge to be acquired, which is the basis of the theory of Meaningful Learning. |
Descrição: | Acompanha: Proposta didática de atividades práticas de eletrodinâmica utilizando o simulador PHET colorado circuito-DC |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29375 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostadidaticaeletrodinamicasimulador.pdf | 8,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
propostadidaticaeletrodinamicasimulador_produto.pdf | 4,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons