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Título: O impacto da pandemia na gestão de pessoas em home office sob a percepção de líderes
Título(s) alternativo(s): The impact of the pandemic on people management at home office under the perception of leaders
Autor(es): Inácio, Vitor Ruffini Santos
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Administração de pessoal
Teletrabalho
Desempenho
Pandemias
Personnel management
Telecommuting
Performance
Pandemics
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: INÁCIO, Vitor Ruffini Santos. O impacto da pandemia na gestão de pessoas em home office sob a percepção de líderes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Com a pandemia promovida pela Covid-19, as organizações e seus líderes foram obrigados pensarem em alternativas para que suas atividades empresariais sofressem o mínimo impacto. A readequação foi em todos os setores/comportamento do ambiente de trabalho, inclusive na Gestão de Pessoas. O Home office tornou-se a principal solução para a continuidade da rotina organizacional, mesmo sendo um modelo de trabalho ainda pouco praticado pelas corporações. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar a percepção dos líderes quanto a Gestão de Pessoas em home office, apontando as dificuldades e benefícios das ações tomadas neste novo formato de trabalho, sem impactar negativamente na produtividade e no comprometimento dos colaboradores. Para tanto, foi utilizado o método de estudo de caso, aplicado na região metropolitana de Londrina-PR, a fim de analisar as experiências obtidas por 25 líderes de diferentes empresas de pequeno e médio porte. Dos resultados, obteve-se grande aceitação do Home office pelos gestores, em diversos aspectos, tais como: qualidade do trabalho executado, desempenho, flexibilidade e engajamento de seus colaboradores. Ressaltou-se que, dada a eficácia do modelo pode ser passível sua continuidade pós-pandemia sem prejuízos para a organização.
Abstract: With the pandemic promoted by Covid-19, organizations and their leaders were forced to think of alternatives so that their business activities suffered the least impact. The readjustment took place in all sectors/behavior of the work environment, including People Management. The Home office has become the main solution for the continuity of the organizational routine, even though it is a work model still little practiced by corporations. In this sense, the objective of this study was to analyze the perception of leaders regarding People Management at home office, pointing out the difficulties and benefits of the actions taken in this new work format, without negatively impacting the productivity and commitment of employees. For that, the case study method was used, applied in the metropolitan region of Londrina-PR, in order to analyze the experiences obtained by 25 leaders from different small and medium-sized companies. From the results, there was great acceptance of the Home office by managers, in several aspects, such as: quality of work performed, performance, flexibility and engagement of its employees. It was emphasized that, given the effectiveness of the model, its post-pandemic continuity may be possible without damage to the organization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29345
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