Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29344
Título: E se excluíssemos todos os trabalhos que não falam de mulheres e gênero, o que seria do ensino de química?
Título(s) alternativo(s): And what if we excluded all works that do not talk about women and gender, what would be about chemistry teaching?
Autor(es): Souza, Carolina Martins de
Orientador(es): Pricinotto, Gustavo
Palavras-chave: Publicações científicas
Ciência - Estudo e ensino
Identidade de gênero
Mulheres na ciência
Science publishing
Science - Study and teaching
Gender identity
Women in science
Data do documento: 6-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SOUZA, Carolina Martins de. E se excluíssemos todos os trabalhos que não falam de mulheres e gênero, o que seria do ensino de química? 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Muitas provocações e possíveis encaminhamentos foram feitos, muitas idas e voltas por caminhos desconhecidos que vieram a construir isso que chamamos de trabalho de conclusão de curso. Perante o baixo número de publicações encontrados a partir do ano de 2010 no Encontro Nacional de Ensino de Química e na Revista Química Nova na Escola, e após o lançamento da campanha #MoreWomen (mais mulheres) no Reino Unido, pela revista Elle, nos propusemos a provocar: o que seria das pesquisas em ensino de química se excluíssemos todos os trabalhos que não falam sobre mulheres e gênero? Deste modo, o trabalho passa a discorrer sobre essa problemática, elencando trabalhos publicados a partir do ano de 2010, seja no Encontro Nacional de Ensino de Química ou na Revista Química nova na Escola, que são materiais de amplo alcance, e principalmente o segundo, tem influência exponencial entre professores e futuros profissionais da educação em Química. Foram encontrados poucos trabalhos relacionados com o tema, sendo 03 artigos na Revista Química e no Encontro Nacional de Ensino de Química 39 trabalhos entre artigos e resumos.
Abstract: Many provocations and possible referrals were made, many back and forth along unknown paths that came to build what we call the course conclusion work. In view of the low number of publications found from 2010 onwards in the National Meeting of Chemistry Teaching and in the Revista Química Nova na Escola, and after analyzing and launching the campaign in the United Kingdom, by Elle magazine, we set out to provoke: what would become of research in chemistry teaching if we excluded all works that do not talk about women and gender? In this way, the work starts to discuss this problem, listing works published from the year 2010, either in the National Meeting of Chemistry Teaching or in the Revista Química Nova na Escola, which are materials far-reaching, and especially the second, has an exponential influence among teachers and future professionals of education in Chemistry. Few works related to the theme were found, with 03 articles in the Revista Química and in the National Meeting of Chemistry Teaching 39 works between articles and abstracts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29344
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
excluissemostrabalhosgeneroensino.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons