Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29243
Título: | Análise do ensino remoto sob a percepção dos acadêmicos do curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of remote education from the perception of academics of the production engineering course at UTFPR - Campus Londrina |
Autor(es): | Mamedio, Isabella Rodrigues |
Orientador(es): | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano |
Palavras-chave: | Ensino via Web Estudantes universitários Desempenho Pandemias Web-based instruction College students Performance Pandemics |
Data do documento: | 7-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | MAMEDIO, Isabella Rodrigues. Análise do ensino remoto sob a percepção dos acadêmicos do curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | No contexto da pandemia do COVID-19, instaurada por um vírus até então desconhecido, a população mundial precisou adotar medidas severas de isolamento social com o objetivo de conter a disseminação do SARS-CoV-2. Diante de tal cenário, Instituições de Ensino se viram obrigadas a adotar o Ensino Remoto sem aviso prévio. O objetivo desse trabalho é analisar a adaptabilidade dos discentes do curso de Engenharia de Produção da UTFPR – Campus Londrina quanto ao Ensino Remoto e, assim, avaliar suas vantagens e desvantagens. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo com o intuito de coletar e analisar dados de desempenho e percepção dos alunos. Com o estudo, conclui-se que o perfil dos participantes é de jovens adultos, já inseridos na carreira profissional e cursando o ultimo período do curso, fato que garante boa adaptabilidade as tecnologias da informação amplamente usadas no Ensino Remoto. A percepção dos participantes com relação ao desempenho acadêmico é boa, bem como a percepção que se tem quanto ao rendimento nas atividades avaliativas. Como principal vantagem do Ensino Remoto tem-se a “não necessidade de locomoção”, já a desvantagem “necessidade de mais organização e responsabilidade para estudar”. |
Abstract: | In the context of the COVID-19 pandemic, brought on by a previously unknown virus, the world population had to adopt severe measures of social isolation in order to contain the spread of SARS-CoV-2. Faced with such a scenario, educational institutions were forced to adopt Remote Learning without warning. The objective of this work is to analyze the adaptability of the students of the Production Engineering course at the UTFPR - Londrina Campus regarding the Remote Learning and thus evaluate its advantages and disadvantages. For this, a field research was carried out with the intention of collecting and analyzing performance data and students' perception. The study concluded that the profile of the participants is that of young adults, already inserted in their professional careers and in their last semester of the course, which guarantees a good adaptability to the information technologies widely used in Remote Learning. The participants' perception of their academic performance is good, as well as their perception of their performance in the evaluative activities. The main advantage of Remote Learning is the "no need to move around", while the disadvantage is the "need for more organization and responsibility when studying". |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29243 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
analiseensinoremoto.pdf | 628,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons