Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ricardo de-
dc.date.accessioned2022-08-12T20:03:22Z-
dc.date.available2022-08-12T20:03:22Z-
dc.date.issued2022-05-02-
dc.identifier.citationLIMA, Ricardo de. A influência das percepções do contexto institucional na moral tributária de empreendedores: evidências do setor de telecomunicações. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29241-
dc.description.abstractTaxation assumes a relevant role within entrepreneurship as it represents a tool that promotes resources that will promote economic and social development. However, this importance is not always recognized by entrepreneurs, which can legitimize tax evasion behavior. It is noteworthy that, before there is this effective behavior, there will always be an intrinsic and voluntary motivation to pay taxes, that is, its tax morale, which is influenced by several external factors, which may increase or reduce it. In view of this, the need to recognize which are these elements that influence this motivation of entrepreneurs emerges. For this, support is sought in institutional theory, in which it is recognized that institutions influence and are influenced by social actors (entrepreneurs), shaping their actions, attitudes and preferences. From this, the objective of the study is to recognize which are the elements that influence the tax morale of entrepreneurs. In order to carry out the research, a quantitative approach is used, through a survey using a structured questionnaire applied to a sample of 167 entrepreneurs in the telecommunications sector. For analysis purposes, Structural Equation Modeling (SEM) is performed using the technique of partial least squares (PLS), in which the explanatory variables are tested. The results indicate that the risk of detection, the severity of punishments and tax justice represent determining factors for the tax morale of entrepreneurs in the telecommunications sector. In addition, age also contributes to this motivation, indicating that the younger the entrepreneur, the lower his tax morale. Corruption assumes importance within the models tested, however with the inclusion of the age variable it loses significance. Therefore, this study contributes by presenting empirical evidence on institutional factors that guide the tax morale of entrepreneurs in the telecommunications sector, promoting contributions to the construction of reforms that improve the environment and correct institutional failures, thus contributing to the reduction of tax evasion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectSonegação fiscalpt_BR
dc.subjectImpostos - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.subjectJustiça tributáriapt_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectTelecomunicações - Impostos - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectTax evasionpt_BR
dc.subjectTaxation - Moral and ethical aspectspt_BR
dc.subjectTax courtspt_BR
dc.subjectCorruptionpt_BR
dc.subjectTelecommunication - Taxation - Law and legislationpt_BR
dc.titleA influência das percepções do contexto institucional na moral tributária de empreendedores: evidências do setor de telecomunicaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe influence of perceptions of the institutional context on the tax morale of entrepreneurs: evidences from the telecommunication sectorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA tributação assume papel relevante dentro do empreendedorismo na medida que representa uma ferramenta que fomenta recursos que serão promotores do desenvolvimento econômico e social. Contudo, essa importância nem sempre é reconhecida pelos empreendedores, podendo com isso legitimar o comportamento de evasão fiscal. Ressalta-se que, antes de haver esse comportamento efetivo haverá sempre uma motivação intrínseca e voluntária ao pagamento de impostos, ou seja, a sua moral tributária, sendo ela influenciada por diversos fatores externos, que poderão incrementá-la ou reduzi-la. Diante disso, emerge a necessidade de reconhecer quais são esses elementos que influenciam essa motivação dos empreendedores. Para isso, busca-se suporte na teoria institucional, na qual reconhece-se que as instituições influenciam e são influenciadas pelos atores sociais (empreendedores), moldando as ações, atitudes e preferências deles. A partir disso, o objetivo do estudo é reconhecer quais são os elementos que influenciam a moral tributária dos empreendedores. Para consecução da pesquisa, utiliza-se de abordagem quantitativa, através de um levantamento (survey) utilizando-se questionário estruturado aplicado à uma amostra de 167 empreendedores do setor de telecomunicações. Para fins de análise, é realizada Modelagem de Equações Estruturais (SEM) utilizando a técnica de mínimos quadrados parciais (PLS), em que são testadas as variáveis explicativas. Os resultados apontam que o risco de detecção, a severidade das punições e a justiça tributária representam fatores determinantes para a moral tributária dos empreendedores do setor de telecomunicações. Além disso, a idade também contribui para essa motivação, indicando que quanto mais jovem o empreendedor, menor será sua moral tributária. Corrupção assume importância dentro dos modelos testados, contudo com a inclusão da variável idade perde significância. Diante disso, este estudo contribui apresentando evidências empíricas sobre fatores institucionais norteadores da moral tributária dos empreendedores do setor de telecomunicações, promovendo contribuições para a construção de reformas que melhorem o ambiente e corrijam falhas institucionais, contribuindo assim com a redução da evasão fiscal.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6270-0844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8799667073905026pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661555663056683pt_BR
dc.contributor.referee1Guarido Filho, Edson Ronaldo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7905-1596pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2435628775717990pt_BR
dc.contributor.referee2Jacometti, Márcio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9740-7218pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509336134084374pt_BR
dc.contributor.referee3Sanches, Marystela Assis Baratter-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-6905-6617pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5032798411839817pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661555663056683pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
moraltributariaempreendedorestelecomunicacoes.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons