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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29234
Título: | Avaliação de trafegabilidade da PR-586: trecho entre distrito de Luz Marina e sede de São Pedro do Iguaçu |
Título(s) alternativo(s): | Trafficity assessment of PR-586: section between district of Luz Marina and headquarters of São Pedro do Iguaçu |
Autor(es): | Fantinel, João Pedro |
Orientador(es): | Savaris, Gustavo |
Palavras-chave: | Engenharia de tráfego Estradas - Manutenção e reparos Estradas rurais Traffic engineering Roads - Maintenance and repair Rural roads |
Data do documento: | 6-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | FANTINEL, João Pedro. Avaliação de trafegabilidade da PR-586: trecho entre distrito de Luz Marina e sede de São Pedro do Iguaçu. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. |
Resumo: | O sistema rodoviário é o meio de transporte mais utilizado no Brasil, porém as rodovias encontram-se em condições insatisfatórias de trafegabilidade devido à falta de conservação e manutenção, dificultando o desenvolvimento socioeconômico do país. Este trabalho identificou e analisou patologias em um trecho da PR-586, situado entre a sede do município de São Pedro do Iguaçu e o distrito de Luz Marina, Paraná. O trecho é composto por 15,35 km em estrada não pavimentada e 1,10 km em estrada pavimentada. Para análise do trecho não pavimentado foi utilizado o método proposto por Baesso e Gonçalves (2003), para o trecho pavimentado utilizou-se das Normas do DNIT 005/2003 – Terminologia e 006/2003 – Procedimentos. Os defeitos que influenciam as condições de rolamento da estrada foram registrados, por meio de levantamento fotográfico, e avaliado a severidade em cada subseção do trecho pavimentado e não pavimentado. Concluiu-se que o trecho pavimentado em estudo possui classificação Ótimo e o trecho não pavimentado classificação Regular. A manutenção leve e rotineira é recomendada para evitar o agravamento da situação, garantindo as condições de trafegabilidade, segurança, economia e conforto da via. |
Abstract: | The road system is the most used means of transport in Brazil, but the roads are in unsatisfactory conditions of trafficability due to the lack of conservation and maintenance, hindering the socioeconomic development of the country. This work identified and analyzed the pathologies in a section of the PR-586, located between the seat of the municipality of São Pedro do Iguaçu and the district of Luz Marina, Paraná. The section consists of 15.35 km on an unpaved road and 1.10 km on a paved road. For the analysis of the unpaved section, the method proposed by Baesso and Gonçalves (2003) and norms DNIT 005/2003 – Terminology and 006/2003 – Procedures for the analysis of the paved section were used. The defects that influence the rolling conditions of the roads were raised, through photographic survey, and the severity in each subsection of the paved and unpaved section was evaluated. It was concluded that the paved section under study has a Good classification and the unpaved section has a Regular classification. Light and routine maintenance is recommended to avoid aggravation of the situation, guaranteeing the conditions of trafficability, safety, economy and comfort of the road. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29234 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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