Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29221
Título: A história da investigação dos buracos negros
Título(s) alternativo(s): The history of black holes investigation
Autor(es): Oliveira, Raquel Fátima de
Orientador(es): Martins, Vanderlei
Palavras-chave: Buracos negros (Astronomia)
Relatividade geral (Física)
Matemática
Black holes (Astronomy)
General relativity (Physics)
Mathematics
Data do documento: 14-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: OLIVEIRA, Raquel Fátima de. A história da investigação dos buracos negros. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Dentre as descobertas realizadas na busca do conhecimento através de séculos de estudos, temos um objeto pertencente ao Universo responsável por contradizer muitos desses conhecimentos obtidos. A suposição da existência dos buracos negros advém da teoria da relatividade publicada por Albert Einstein em 1915. Esta teoria consegue descrever o Universo de um modo geral como um tecido quadrimensional chamado espaço-tempo, este que é formado por três dimensões espaciais, largura, altura e profundidade, em conjunto com o tempo. Segundo Einstein (1916) a matéria curva o espaço-tempo, modificando sua trajetória e a de objetos que passam próximo a corpos massivos. Resumidamente, Einstein (1916) conseguiu descrever o comportamento dos planetas, estrelas e inclusive, sua teoria ainda permitia a existência dos buracos negros (ALMEIDA, 2021). Desta forma, usamos como objetivo identificar e explorar alguns dos conhecimentos matemáticos que comumente permeiam os estudos sobre buracos negros na teoria da relatividade geral, para assim responder o questionamento proposto para este estudo, sendo “Como a matemática contribui na comprovação da existência dos buracos negros?”. O presente estudo com caráter exploratório-investigativo preza em sua essência o estágio de desenvolvimento teórico histórico sobre o tema, em foco nas equações matemáticas, e uma possível abordagem a partir da compreensão e resposta sobre a ideia introdutória da composição estrutural dos buracos negros, partindo das formulações teóricas a esse respeito, isso baseado na teoria de Einstein (relatividade geral). A partir das análises realizadas, procuramos melhorar a compreensão sobre o tema abordado, propondo assim, popularizar o assunto e possivelmente despertar o interesse em mais pessoas para contribuir neste estudo significativo, melhorando a compreensão sobre os buracos negros no Universo. O método da pesquisa será exploratório, com objetivo de proporcionar maior familiaridade com as equações matemáticas e a parte introdutória da teoria relacionada ao tema de estudo, visando a compreensão através de pesquisas bibliográficas em artigos científicos e livros sobre o assunto. Por fim, é possível concluir o quão significativo a matemática é para com os estudos teóricos e suposições, a qual, neste caso, demonstrou a existência de um objeto antes mesmo deste ser comprovado visualmente em 2019.
Abstract: Among the discoveries made in the search for knowledge through centuries of studies, we have an object belonging to the Universe responsible for contradicting much of this knowledge obtained. The assumption of the existence of black holes comes from the theory of relativity published by Albert Einstein in 1915. This theory manages to describe the Universe in a general way as a four-dimensional fabric called space-time, which is formed by three spatial dimensions, width, height and depth, together with time. According to Einstein (1916), matter curves space-time, modifying its trajectory and that of objects that pass close to massive bodies. Briefly, Einstein (1916) managed to describe the behavior of planets, stars and even his theory still allowed the existence of black holes (ALMEIDA, 2021). In this way, we aim to identify and explore some of the mathematical knowledge that commonly permeates studies on black holes in the theory of general relativity, in order to answer the question proposed for this study, being "How mathematics contributes to proving the existence of black holes”?”. The present study with an exploratory-investigative character values in its essence the stage of historical theoretical development on the subject, focusing on the mathematical equations, and a possible approach from the understanding and response to the introductory idea of the structural composition of black holes, starting from of theoretical formulations in this regard, based on Einstein's theory (general relativity). From the analyzes carried out, we seek to improve the understanding of the topic addressed, thus proposing to popularize the subject and possibly arouse the interest of more people to contribute to this significant study, improving the understanding of black holes in the Universe. The research method will be exploratory, with the objective of providing greater familiarity with the mathematical equations and the introductory part of the theory related to the subject of study, aiming at understanding through bibliographic research in scientific articles and books on the subject. Finally, it is possible to conclude how significant mathematics is to theoretical studies and assumptions, which, in this case, demonstrated the existence of an object even before it was visually proven in 2019.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29221
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
historiainvestigacaoburacosnegros.pdf844,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons