Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Korb, Sabrina Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T17:34:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T17:34:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-24 | - |
dc.identifier.citation | KORB, Sabrina Lima. Espacialização dos atropelamentos em rodovias federais do estado do Paraná nos anos de 2019, 2020 e 2021. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29143 | - |
dc.description.abstract | The dynamism of everyday life increasingly demands that people move or transport goods by road, whether in Brazil or worldwide. Along with this, poor road planning, lack of signage, the use of alcohol by road users and other factors can lead to an aggravation and increase in road accidents. In this way, considering that road accidents do not happen by chance, the present work aims to quantitatively and qualitatively analyze the trampling that occurred on federal highways present in the state of Paraná in the years 2019, 2020 and 2021. The technique used is composed by a spatial analysis of density, classification and correlation with the types of environments, a method used for its simplicity of analysis of data not linked to values, but to the densification of the occurrences. The work focused on pedestrian accidents on federal highways located in urban and rural areas, so that the results achieved in spatial distribution of the frequency of accidents can subsidize and contribute to a better management of highways, as well as to reduce road accidents in the most identified critics. Thus, it was identified that most of the pedestrian accidents occurred, in the analyzed period, in an urban context and that small municipalities, with less than 25 thousand inhabitants, deserve special attention, since they become more expressive when comparing the occurrences. with the municipal population. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Rodovias | pt_BR |
dc.subject | Transporte | pt_BR |
dc.subject | Análise espacial (Estatística) | pt_BR |
dc.subject | Traffic accidents | pt_BR |
dc.subject | Roads | pt_BR |
dc.subject | Transportation | pt_BR |
dc.subject | Spatial analysis (Statistics) | pt_BR |
dc.title | Espacialização dos atropelamentos em rodovias federais do estado do Paraná nos anos de 2019, 2020 e 2021 | pt_BR |
dc.title.alternative | Spatialization of run-overs on federal roads in the state of Paraná in the years of 2019, 2020 and 2021 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O dinamismo do cotidiano demanda cada vez mais que as pessoas se locomovam ou transportem bens pelo meio rodoviário, seja no Brasil ou no mundo. Junto a isso, o mau planejamento das vias, a falta de sinalização, o uso de álcool pelos usuários da via e outros fatores, podem acarretar em um agravamento e acréscimo nos sinistros rodoviários. Dessa forma, pensando-se que os sinistros viários não acontecem ao acaso, o presente trabalho objetiva analisar quantitativa e qualitativamente os atropelamentos ocorridos nas rodovias federais presentes no estado do Paraná nos anos de 2019, 2020 e 2021. A técnica utilizada foi composta por uma análise espacial de densidade, classificação e correlação com os tipos de ambientes, método empregado pela sua simplicidade de análise de dados não vinculados a valores, mas ao adensamento das ocorrências. O trabalho teve enfoque nos atropelamentos em rodovias federais e os setores situados em zonas urbanas, de modo que os resultados alcançados de distribuição espacial da frequência dos sinistros possam subsidiar e contribuir para uma melhor gestão das rodovias, assim como para diminuir os sinistros viários nos trechos mais críticos identificados. Assim, identificou-se que a maioria dos atropelamentos ocorreram, no período analisado, em contexto urbano e que os municípios pequenos, com menos de 25 mil habitantes, merecem uma atenção especial, uma vez que se tornam de maior expressividade quando se compara as ocorrências com a população municipal. | pt_BR |
dc.degree.local | Francisco Beltrão | pt_BR |
dc.publisher.local | Francisco Beltrao | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manosso, Fernando Cesar | - |
dc.contributor.referee1 | Manosso, Fernando Cesar | - |
dc.contributor.referee2 | França, Michelle Milanez | - |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Eduardo Michel Vieira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FB - Engenharia Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atropelamentosrodoviasfederaisparana.pdf | 5,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons