Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Luciene Aparecida de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:05:12Z-
dc.date.available2022-07-28T13:05:12Z-
dc.date.issued2018-08-18-
dc.identifier.citationBARBOSA, Luciene Aparecida de Oliveira. A trajetória da educação infantil na cidade de São Paulo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29118-
dc.description.abstractThis study aimed to study and understand the trajectory of Early Childhood Education in the city of. It was sought to understand the beginning of the processes of education of small children, equivalent to the current Infant Education, as well as its transformation and organization over time. Thus, the study highlights who these children are and the workers who use this type of education, as well as the current spaces destined to the accommodation of these children. To do so, we did a bibliographic study on the subject, we studied important aspects of the legislation inherent to the teaching modality in focus and, later, information surveys in the official platforms of the Municipality of São Paulo. In these platforms we have been able to verify the evolution of conception in the education of children, since it is available for consultation the documentation and the current legislation, as well as elucidating the expansion of the way in which Child Education is specifically conceived. In addition, it is possible to perceive that this stage of education seeks to expand the formation of a differentiated professional, who acts in this stage of education, resulting in the inclusion and regulation of this modality of education in basic education. Currently, education in the municipality is well developed, however there is still much to do to reach excellence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducation - Political aspectspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleA trajetória da educação infantil na cidade de São Paulopt_BR
dc.title.alternativeThe trajectory of early childhood education in the city of São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo o estudo e a compreensão da trajetória da Educação Infantil na cidade de São Paulo. Buscou-se compreender o início dos processos de educação de crianças pequenas, equivalente à atual Educação Infantil, bem como sua transformação e organização ao longo do tempo. Assim, o estudo destaca quem são essas crianças e os trabalhadores usuários dessa modalidade de ensino, bem como os espaços atuais destinados à acomodação dessas crianças. Para tanto, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema, estudamos aspectos importantes da legislação inerente à modalidade de ensino em foco e, posteriormente, levantamentos de informações nas plataformas oficiais do Município de São Paulo. Nessas plataformas pudemos verificar a evolução da concepção na educação de crianças, uma vez que está disponibiliza para consulta a documentação e a legislação vigente, bem como elucida a ampliação da forma como se concebe especificamente a Educação Infantil. Além disso, é possível perceber que essa etapa de educação procura a ampliação de formação de um profissional diferenciado, que atua nesta etapa da educação, resultando na inclusão e regulação desta modalidade de ensino na educação básica. Atualmente, a educação no município encontra-se bem desenvolvida, no entanto ainda há muito o que se fazer para alcançarmos a excelência.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Zinara Marcet de-
dc.contributor.referee1Andrade, Zinara Marcet de-
dc.contributor.referee2Lima, Daniela Macedo de-
dc.contributor.referee3Adamczuk, Samara Ernandes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_37.pdf940,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.