Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Fábio Aparecido Martins-
dc.date.accessioned2022-07-27T19:00:50Z-
dc.date.available2022-07-27T19:00:50Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.identifier.citationROSA, Fábio Aparecido Martins. Uma análise epistemológica da pluralidade dos métodos e práticas no ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29106-
dc.description.abstractThis work had as its theme, an epistemological analysis of the plurality of methods and practices in teaching. Thus, this study aimed to analyze and reflect the current situation of Brazilian education ,as well as to make some notes about the plurality of methods and their practices in teaching. Initially questioned, is there plurality in Brazilian education? Are there several methods being used and practices in Brazilian education? In Brazil there is respect and tolerance for other ideas? Is there a method or practice in the country that monopolizes education? Through this work it was hoped to enter in to this context, however, due to the comprehensiveness and complexity of the theme, it is possible not to reach all available theoretical framework and, to please everyone. A few years ago, the federal chamber of deputies and the city council, as well as legislative assemblies, have been discussing this theme, plurality of ideas in the academic sphere, currently having a project called a school without a party. This proposal has generated great upsets of the favorable and against the project. In a critical analysis, the question of why this project is discussed, and so many discussions about changing what is already well defined in LDB/96, and which are not being followed in educational institutions. In view of the above, there is an urgent need to expose in an epistemological and analytical way this problematization, without ideologically partisanizing the theme, nor even inferring in a light manner. But to show in a serious and meritorious way, that an approach is necessary without neglecting the writings on the subject, using them as a basis for research and grounding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)pt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleUma análise epistemológica da pluralidade dos métodos e práticas no ensinopt_BR
dc.title.alternativeAn epistemological analysis of the plurality of methods and practices in teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática, uma análise epistemológica da pluralidade dos métodos e práticas no ensino. Assim, o presente trabalho teve por objetivo analisar e refletir a atual conjuntura da educação brasileira, bem como, fazer alguns apontamentos sobre a pluralidade dos métodos e as respectivas práticas no ensino. Inicialmente questiona-se, há pluralidade no ensino brasileiro? Há vários métodos sendo utilizados e práticas no ensino brasileiro? No Brasil há respeito e tolerância às outras ideias? No país existe um método ou prática que monopoliza a educação? Por meio deste trabalho almejou-se entrar neste contexto, entretanto, devido a abrangência e complexidade ao tema, é possível não alcançar todo arcabouço teórico disponível e, agradar a todos. Há alguns anos, a câmara dos deputados federal e câmara de vereadores, bem como, assembleias legislativas, veem discutindo essa temática, pluralidade de ideias no âmbito acadêmicos, tendo atualmente um projeto denominado escola sem partido. Essa proposta tem gerado grandes embates dos favoráveis e contra ao projeto. Em uma análise crítica questiona-se, o porquê desse projeto e, tantas discussões sobre alterar aquilo que já se encontra, bem, definido na LDB/96, e, que não estão seguindo nas instituições de ensino. Vislumbrando o exposto, há uma necessidade urgente de expor de forma epistemológica e analítica essa problematização, sem partidarizar ideologicamente o tema, nem tampouco inferir de maneira leviana. Mas, mostrar de forma sisuda e meritória, que é necessária uma abordagem sem desprezar os escritos sobre o assunto, utilizando-os como base para a pesquisa e fundamentação.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Adamczuk, Samara Ernandes-
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_19.pdf453,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.