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dc.creatorPittner, Viviane Dziubate-
dc.date.accessioned2022-07-19T12:57:18Z-
dc.date.available2022-07-19T12:57:18Z-
dc.date.issued2022-06-03-
dc.identifier.citationPITTNER, Viviane Dziubate. Estudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnética. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29103-
dc.descriptionAcompanha: UEPS ­ Unidade de ensino potencialmente significativa para dissipação de energia: efeito Joule, efeito Peltier indução eletromagnéticapt_BR
dc.description.abstractThe present work developed an educational proposal from a Potentially Significant Teaching Unit ­ UEPS, on electrical energy transformations using the Joule effect, electromagnetic induction and the Peltier effect. The UEPS was developed through experimental practices involving these effects, calculations of the energy balance with the Joule and Peltier effect and demonstration of the induction heating process, using a ZVS module coupled to a coil. Based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, focusing on Science, Technology and Society ­ CTS. In this sense, the objective of our work was to verify the pedagogical potential of a UEPS on electrical energy transformations using the Joule effect, electromagnetic induction and the Peltier effect, in two classes of the third grade of high school, in the classroom format. A qualitative research methodology was adopted and for data collection, questionnaires were used to survey the students' previous knowledge, which, at the end of the activities, were applied again in order to identify a possible integrative reconciliation about the content. Concept maps, reports of practical classes and the resolution of the initial and final problem­situation were also used. The results show that students' interest in the discipline increased, as well as changes in the mistaken view of some students who did not see any sense in studying Physics. Such students began to visualize it in their daily lives and affirm the importance of studying it. In this way, many evidences of significant learning were obtained in the UEPS application classes, mainly from the conceptual maps, which showed an awareness of students in relation to the conscious use of natural resources.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectCalorimetriapt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectCalorimetrypt_BR
dc.titleEstudo de uma UEPS sobre transformação de energia elétrica, utilizando efeito Joule, efeito Peltier e indução eletromagnéticapt_BR
dc.title.alternativeStudy of a UEPS on electric energy transformation, using Joule effect, Peltier effect and electromagnetic inductionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho desenvolveu uma proposta educacional a partir de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa ­ UEPS, sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier. A UEPS foi desenvolvida por meio de práticas experimentais envolvendo esses efeitos, cálculos do balanço energético com o efeito Joule e Peltier e demonstração do processo de aquecimento por indução, utilizando um módulo ZVS acoplado a uma bobina. Tendo como base a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade­ CTS. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho foi verificar o potencial pedagógico de uma UEPS sobre transformações de energia elétrica utilizando o efeito Joule, indução eletromagnética e o efeito Peltier, em duas turmas da terceira série do Ensino Médio, no formato de aula presencial. Adotou­-se uma metodologia de pesquisa de natureza qualitativa e para a coleta dos dados foram utilizados questionários para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, os quais, ao final das atividades, foram aplicados novamente a fim de identificar uma possível reconciliação integradora acerca do conteúdo. Também foram utilizados mapas conceituais, relatório das aulas práticas e a resolução da situação ­problema inicial e final. Os resultados evidenciam que o interesse dos alunos pela disciplina aumentou, assim como houve mudanças na visão equivocada de alguns alunos que não viam sentido em estudar Física. Tais educandos passaram a visualizar a mesma no seu cotidiano e afirmar a importância em estudá­-la. Dessa forma, foram obtidas muitas evidências de um aprendizado significativo nas turmas de aplicação da UEPS, principalmente a partir dos mapas conceituais, os quais demonstraram uma conscientização dos alunos em relação a utilização consciente dos recursos naturais.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0065-1973pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6631155003674423pt_BR
dc.contributor.advisor1Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Duminelli, Geislana Padeti Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-7781-6468pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072549386411496pt_BR
dc.contributor.referee2Schiavon, Gilson Junior-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-5642-078Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9759363996357582pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721https://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee4Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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