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dc.creatorZamboni, Rodrigo Sanas-
dc.date.accessioned2022-07-06T14:12:16Z-
dc.date.available2022-07-06T14:12:16Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.citationZAMBONI, Rodrigo Sanas. O misticismo quântico no ensino superior: uma pesquisa exploratória acerca das ações de pesquisa e extensão das universidades públicas brasileiras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29021-
dc.description.abstractConsolidated modern science has contributed to overcoming human limits in the most diverse areas. The advances – and consequent successes – of the scientific method have given this field of knowledge credibility and legitimacy. However, synchronously with the development of the theories of relativity and quantum mechanics, movements emerged that appropriated this legitimacy to commercialize quackery. An example of this is the cultural phenomenon of quantum mysticism. In the last decade, mysticalquantum themes have gained a prominent position in the media and social networks. Furthermore, there was an expansion in the production, consumption and dissemination of theses related to quantum mysticism in the academic field. For this reason, it was dedicated to investigating how the themes concerning quantum mysticism are presented both in the publications of articles in formal academic environments and in university extension actions. For this purpose, an exploratory research was carried out on the CAPES Journal Portal, on Google Scholar and on the Google search engine associating the word “quantum” with seven other words (spirituality, consciousness, love, meditation, disease, practices, mind), as which, taken together, represent misappropriations of quantum mechanics. Mario Bunge’s philosophy was used to discuss the criteria for demarcating scientific knowledge, as well as the work of Osvaldo Pessoa Jr for the characterization of mystic-quantum theses. Regarding the publication of articles, the descriptors that returned the highest number of results were spirituality (6), awareness (6) and disease (5). In contrast, the descriptors that returned the lowest number of results were practices (3), mind (2) and meditation (2). Half of the mined articles referenced at least one of the following authors: Amit Goswami, Deepak Chopra or Fritjof Capra. With regard to extension actions, few results were returned, and the science-spirituality and quantum health relationships figured the top of the topics covered. From this exposition, the role of scientific education is highlighted in the face of the consumption of information and the development of skepticism (without prejudice to scientific curiosity) in individuals, whether at different levels of education or in teacher training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTeoria quânticapt_BR
dc.subjectMisticismopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectQuantum theorypt_BR
dc.subjectMysticismpt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.titleO misticismo quântico no ensino superior: uma pesquisa exploratória acerca das ações de pesquisa e extensão das universidades públicas brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeQuantum mysticism in higher education: an exploratory research on research and extension actions in brazilian public universitiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA ciência moderna consolidada tem contribuído para a superação dos limites humanos nas mais diversas áreas. Os avanços – e consequentes sucessos – do método científico conferiram a este campo do conhecimento credibilidade e legitimidade. Entretanto, de maneira síncrona ao desenvolvimento das teorias da relatividade e da mecânica quântica, surgiram movimentos que se apropriaram desta legitimidade para mercantilizar charlatanismo. Um exemplo disto é o fenômeno cultural do misticismo quântico. Na última década, temas místico-quânticos ganharam posição de destaque na mídia e nas redes sociais. Além disso, observou-se uma expansão da produção, consumo e divulgação de teses relacionadas ao misticismo quântico em terreno acadêmico. Por esta razão, dedicou-se a investigar de que maneira os temas concernentes ao misticismo quântico se apresentam tanto nas publicações de artigos em ambientes acadêmicos formais quanto nas ações de extensão universitária. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória no Portal de Periódicos da CAPES, no Google Acadêmico e no buscador Google associando a palavra “quântica” a outras sete palavras (espiritualidade, consciência, amor, meditação, doença, práticas, mente), as quais, em conjunto, representam apropriações indevidas da mecânica quântica. Utilizou-se a filosofia de Mario Bunge para a discussão dos critérios de demarcação do conhecimento científico, bem como o trabalho de Osvaldo Pessoa Jr para a caracterização das teses místico-quânticas. Em relação à publicação de artigos, os descritores que retornaram o maior número de resultados foram espiritualidade (6), consciência (6) e doença (5). Em contrapartida, os descritores que retornaram o menor número de resultados foram práticas (3), mente (2) e meditação (2).Metade dos artigos minerados referenciaram ao menos um dos seguintes autores: Amit Goswami, Deepak Chopra ou Fritjof Capra. No tocante às ações de extensão, foram retornados poucos resultados, sendo que as relações ciência-espiritualidade e saúde-quântica figuraram o topo dos assuntos abordados. A partir desta exposição, destaca-se o papel da educação científica frente ao consumo de informações e ao desenvolvimento do ceticismo (sem prejuízo da curiosidade científica) nos indivíduos, seja nos diferentes níveis de ensino, seja na formação de professores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee2Costa, Rita Zanlorensi Visneck-
dc.contributor.referee3Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA CLASSICA E FISICA QUANTICA MECANICA E CAMPOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
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