Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29020
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Marcos Vinícius Faian | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T14:08:18Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T14:08:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcos Vinícius Faian. A Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de documentos curriculares orientadores da rede municipal de ensino de Curitiba. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29020 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the changes present in the curriculum documents adopted by schools in the municipal network of Curitiba in the last thirty years, especially those related to Science Teaching in the early years, with a focus on Physics contents. This is qualitative research of the documentary type, and the material evaluated corresponds to the following documents: the Basic Curriculum of Public Schools in the State of Paraná (1990), the National Curriculum Parameters – teaching from 1st to 4th grades (1997) and the Curriculum of Elementary School of Curitiba (2016). For data analysis, the Discursive Textual Analysis methodology was used to construct the analysis categories. As a result, it was observed that the knowledge of Physics is present in the three documents, but they gain greater emphasis and articulation with interdisciplinary approaches in the most recent documents. Furthermore, it was possible to understand the contribution of the historical context in the construction of curricula and to identify the curricular theories that permeate each document. It is concluded that it is necessary to improve the initial and continuing education of teachers who work in the initial grades of elementary school, só that they can also address Physics in the body of knowledge in Natural Sciences. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Education - Curricula | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Public schools - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | A Física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise de documentos curriculares orientadores da rede municipal de ensino de Curitiba | pt_BR |
dc.title.alternative | Physics in the early years of elementary education: an analysis of curriculum documents guidelines of the Curitiba municipal education network | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças presentes nos documentos curriculares adotados pelas escolas da rede municipal de Curitiba nos últimos trinta anos, especialmente aquelas relacionadas ao Ensino de Ciências nos anos iniciais, com enfoque em conteúdos de Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, sendo o material avaliado correspondente aos seguintes documentos: o Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná (1990), os Parâmetros Curriculares Nacionais – ensino de primeira à quarta série (1997) e o Currículo do Ensino Fundamental de Curitiba (2016). Para análise dos dados, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva para a construção das categorias de análise. Como resultados, observou-se que conhecimentos da Física estão presentes nos três documentos, mas ganham maior ênfase e articulação com abordagens interdisciplinares nos documentos mais recentes. Ainda, foi possível compreender a contribuição do contexto histórico na construção dos currículos e identificar as teorias curriculares que permeiam cada documento. Conclui-se que é preciso aprimorar a formação inicial e continuada de professores que trabalham com as séries iniciais do ensino fundamental, para que tenham condições de abordar também a Física no conjunto dos conhecimentos das Ciências da Natureza. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
dc.contributor.referee1 | Roehrig, Silmara Alessi Guebur | - |
dc.contributor.referee2 | Stremel, Silvana | - |
dc.contributor.referee3 | Alves, João Amadeus Pereira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fisicaensinofundamental.pdf | 442,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons