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Título: Alfabetização científico-tecnológica e ativismo fundamentado na formação inicial de professores em ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): Scientific-technological literacy and grounded activism in the initial training of teachers in biological sciences
Autor(es): Prsybyciem, Moisés Marques
Orientador(es): Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Palavras-chave: Alfabetização
Professores - Formação
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Literacy
Teachers, Training of
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Data do documento: 30-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PRSYBYCIEM, Moises Marques. Alfabetização científico-tecnológica e ativismo fundamentado na formação inicial de professores em ciências biológicas. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do desenvolvimento e da inserção de um Modelo de Atividades Baseadas em Investigação (MABI) teórico-prático para promoção de uma Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT) ampliada e do ativismo fundamentado, na formação inicial de professores em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O MABI teórico-prático foi desenvolvido em um processo participativo, cooperativo e colaborativo com um grupo de coparticipantes na disciplina Projeto Interdisciplinar 5 do referido curso. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi a qualitativa de natureza aplicada. Os procedimentos técnicos foram subsidiados pelos pressupostos da pesquisa-ação participativa crítica, com aporte teórico de Kemmis, McTaggart e Nixon (2014). A coleta/construção dos dados foi realizada com vinte e dois (22) acadêmicos pela aplicação de um questionário inicial, roteiro de observação em forma de diário, gravação de áudio e vídeo, fotos e produção dos acadêmicos (propostas didáticas e projetos interdisciplinares). Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo com alicerce em Laurence Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que a utilização do MABI teórico-prático possibilitou um maior engajamento e participação ativa dos acadêmicos, tomando, assim, decisões e posicionamentos de maneira coletiva, na elaboração, investigação e resolução de uma questão problema de pesquisa. Dessa forma, os futuros professores vivenciaram o processo simplificado do fazer científico-tecnológico, englobando as dimensões sociais, culturais, políticas, econômicas, ambientais e preocupações éticos-morais, de solidariedade e de valores sobre as Questões Sociocientíficas-Tecnológicas (QSCT): i) desmatamento e queimadas na floresta Amazônica; ii) efeitos biológicos e ambientais da radiação; e, iii) rompimento de barragens de rejeitos em mineradoras. Os elementos controversos presentes nas referidas questões possibilitaram a contextualização dos conhecimentos e da natureza da ciência-tecnologia. Ademais, o modelo oportunizou a problematização das inter-relações CTS, buscando a superação da suposta concepção de neutralidade e do modelo linear de progresso científico-tecnológico. Nesse sentido, os resultados, ainda, expressam a possibilidade de contato com as discussões dos domínios epistêmicos, sociais, atitudinais, procedimentais e da dimensão conceitual (articuladas ou não) na construção dos conhecimentos com relação aos objetivos educacionais das QSCT. As iniciativas de ativismo fundamentadas neste trabalho foram concretizadas pela realização de uma mostra científica-tecnológica dialógica que englobou um teatro de fantoche, maquetes, comunicação e divulgação de sites, blog e canal no YouTube, panfletos e experimentação. Na referida mostra, os visitantes se envolveram de maneira interativa, discutindo e refletindo coletivamente sobre ou a respeito das controvérsias presentes nas QSCT abordadas. O MABI teórico-prático, portanto, contribuiu para promoção de uma ACT ampliada (conscientização) e para a necessária passagem para o ativismo fundamentado como uma prática social no Ensino de Ciências, em direção a um modelo de racionalidade mais crítica na formação inicial de professores. Esses resultados podem favorecer a construção de uma imagem mais real da atividade científica-tecnológica e uma maior participação social na tomada de decisão sobre o desenvolvimento de ciência-tecnologia, bem como, para construção de uma cidadania mais ativa e responsável, formando, assim, um professor problematizador, comprometido e crítico-reflexivo de suas práticas educativas em formação, compreendendo seu papel de agente de transformação social e educacional.
Abstract: This research aims to analyze the contributions of the development and insertion of a theoretical-practical Investigation-Based Activities Model (IBAM) to promote expanded Scientific-Technological Literacy (STL) and grounded activism in the initial training teachers in Biological Sciences. The theoretical-practical IBAM was developed in a participatory, cooperative and collaborative process with a group of co-participants in the subject Interdisciplinary Project 5 of such course. The methodological approach used in this research was qualitative of an applied nature. The technical procedures were supported by the assumptions of critical participatory action research, with theoretical input from Kemmis, McTaggart and Nixon (2014). Data collection/construction was carried out with twenty-two (22) academics through the application of an initial questionnaire, observation script in the form of a diary, audio and video recording, photos and academic production (didactic proposals and interdisciplinary projects). For data analysis, we used the content analysis methodology based on Laurence Bardin (2016). The results showed that the use of the theoretical-practical IBAM enabled greater engagement and active participation of academics, thus taking decisions and positions collectively in the elaboration, investigation and resolution of a research problem. In this way, these future teachers experienced the simplified process of scientific-technological work, encompassing social, cultural, political, economic, environmental and ethical-moral concerns, solidarity and values on Socio-ScientificTechnological Issues (SSTI): i) deforestation and fires in the Amazon rainforest; ii) biological and environmental effects of radiation; and, iii) failure of dams in mining companies. The controversial elements present in the aforementioned questions made it possible to contextualize knowledge and the nature of science-technology. Furthermore, the model provided an opportunity for the problematization of STS interrelationships, seeking to overcome the supposed concept of neutrality and the linear model of scientific-technological progress. In this sense, the results also express the possibility of contact with the discussions of the epistemic, social, attitudinal, procedural domains and the conceptual dimension (articulated or not) in the construction of knowledge in relation to the educational objectives of the SSTI. The activism initiatives based on this work were materialized by the realization of a dialogic scientific-technological exhibition that included a puppet theater, models, communication and dissemination of websites, blog and YouTube channel, pamphlets and experimentation. In the aforementioned exhibition, visitors got involved in an interactive way, collectively discussing and reflecting on or about the controversies present in the SSTI addressed. The theoretical-practical IBAM, therefore, contributed to the promotion of an expanded STL (awareness) and to the necessary transition to grounded activism as a social practice in Science Teaching, towards a more critical rationality model in the initial training of teachers. These results may favor the construction of a more real image of scientifictechnological activity and greater social participation in decision-making on the development of science-technology, as well as for the construction of a more active and responsible citizenship, thus forming a problematizing, committed and critical-reflexive teacher of his educational practices in training, understanding his role as an agent of social and educational transformation.
Descrição: Acompanha produção técnica: Aplicativo Inquiry
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29018
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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