Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29014
Título: | Ensino de Física na perspectiva da educação CTS a partir de conceitos e tópicos da Física Médica |
Título(s) alternativo(s): | Physics teaching from the perspective of CTS education from medical physics concepts and topics |
Autor(es): | Reway, Adriana Pereira |
Orientador(es): | Roehrig, Silmara Alessi Guebur |
Palavras-chave: | Física - Estudo e ensino Tecnologia Educação Radiação ionizante Física médica Physics - Study and teaching Technology Education Ionizing radiation Medical physics |
Data do documento: | 9-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | REWAY, Adriana Pereira. Ensino de Física na perspectiva da educação CTS a partir de conceitos e tópicos da Física Médica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
Resumo: | Visando uma melhor compreensão dos conteúdos de física das radiações e física moderna, foi desenvolvido um objeto educacional para auxiliar e intermediar esse objetivo. O objeto educacional foi desenvolvido por meio de uma abordagem CTS de forma a integrar e contextualizar os tópicos de ciência, tecnologia e sociedade no contexto e cotidiano dos estudantes. O trabalho foi realizado com duas turmas de alunos do 3º ano do Ensino Médio de um colégio Estadual em Curitiba durante a realização da Residência Pedagógica. Em um primeiro momento, foi realizada uma investigação sobre as dificuldades e curiosidades dos alunos a respeito do uso das radiações e posteriormente foi desenvolvida uma vídeo aula abrangendo os principais tópicos mencionados. A vídeo aula foi elaborada utilizando o acidente radiológico de Goiânia como ponto de partida. Após a aplicação da vídeo aula, houve a proposta de responder a um questionário acerca dos temas abordados. Por meio da análise das respostas verifica-se a necessidade de abordar esse tema com mais profundidade e explorar mais adequadamente os tópicos do eletromagnetismo que servirão como base para o entendimento da física moderna, mais especificamente, física das radiações. |
Abstract: | Aiming at a better understanding of the contents of radiation physics and modern physics, an educational object was developed to assist and intermediate this objective. The educational object was developed through a STS approach in order to integrate and contextualize the topics of science, technology and society in the context and daily life of students. The work was carried out with two groups of students from the 3rd year of high school during the Pedagogical Residency. At first, an investigation was carried out on the students' difficulties and curiosities regarding the use of radiation, and later a video lesson was developed covering the main topics mentioned. The video lesson was created using the radiological accident in Goiânia as a starting point. After the application of the video class, there was a proposal to answer a questionnaire about the topics covered. The answers were analyzed and based on them, there is a need to address this topic in greater depth and explore more adequately the topics of electromagnetism that will serve as a basis for understanding modern physics, more specifically, radiation physics. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29014 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinoctsfisicamedica.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons