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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29013
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Vilas Boas, Flavia Patolea | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T12:32:46Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T12:32:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | VILAS BOAS, Flavia Patolea. A atividade orientadora de ensino na graduação: potencialidades e limitações das situações desencadeadoras de aprendizagem no ensino de geometria analítica. 2021. Trabalho de Conclusão Curso de (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29013 | - |
dc.description.abstract | This research aims to propose and analyze the potential of triggering situations for learning aimed at the appropriation of concepts of Analytical Geometry, by students of the Licentiate Degree in Mathematics. The Teaching Guidance Activity is based on the cultural-historical theory and on the Activity theory, being the mediation between the activity of the teacher and the student. The initiative for the use of this theoretical-methodological basis in higher education came from the perception of the lack of explicit use of teaching methodologies in subjects with mathematical content in the Licentiate Degree, considering that this is a course that trains teachers who use different teaching methodologies in his professional performance. In this research, studies were carried out on the historical movement of Analytical Geometry, and on its presence in curriculum matrices in both basic and higher education. From this study, three triggering learning situations were elaborated that compose a didactic experiment with the students of the Analytical Geometry discipline of the Mathematics Degree course at the Federal Technological University of Paraná – Curitiba Campus. The analysis, carried out from isolates, showed that the remote model does not present an adequate space for interaction and cooperation of students, making it difficult to motivate and create needs to solve the triggering problems. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Geometria analítica - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Geometry, Analytic - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Education - Methodology | pt_BR |
dc.title | A atividade orientadora de ensino na graduação: potencialidades e limitações das situações desencadeadoras de aprendizagem no ensino de geometria analítica | pt_BR |
dc.title.alternative | The teaching guiding activity at: potentials and limitations of learning triggering situations in the teaching of analytical geometry | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa pesquisa tem como objetivo propor e analisar o potencial de situações desencadeadoras de aprendizagem voltadas para a apropriação de conceitos da Geometria Analítica, por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. A Atividade Orientadora de Ensino se baseia na teoria histórico-cultural e na teoria da Atividade, sendo a mediação entre a atividade do professor e a do estudante. A iniciativa para a utilização dessa base teórico-metodológica no ensino superior veio da percepção da ausência da explicitação do uso de metodologias de ensino em disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura, considerando que este é um curso que forma professores que recorrem a diversas metodologias de ensino em sua atuação profissional. Nessa pesquisa foram realizados estudos sobre o movimento histórico da Geometria Analítica, e sobre sua presença em matrizes curriculares tanto do ensino básico quanto no superior. A partir deste estudo foram elaboradas duas situações desencadeadoras de aprendizagem que compõem um experimento didático com os estudantes da disciplina de Geometria Analítica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba. A análise, realizada a partir de isolados, mostrou que o modelo remoto não se mostrou como um espaço adequado para a interação e cooperatividade dos estudantes, dificultando a motivação e criação de necessidades para resolução dos problemas desencadeadores. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Panossian, Maria Lucia | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Bobko, Nara | - |
dc.contributor.referee1 | Panossian, Maria Lucia | - |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Agelita Minetto | - |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Luciana Schreiner de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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