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dc.creatorSeibel, Solange Teresinha-
dc.date.accessioned2022-07-05T17:12:26Z-
dc.date.available2022-07-05T17:12:26Z-
dc.date.issued2022-03-24-
dc.identifier.citationSEIBEL, Solange Teresinha. A educação ambiental por meio do pensamento complexo na formação de professores da educação de jovens e adultos (EJA) - fase I do município de Santa Helena/PR. 2022. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais e Sustentabilidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28998-
dc.description.abstract“Environmental Education through Complex Thinking in the Training of Teachers of Youth and Adult Education in the municipality of Santa Helena Phase I”, discusses an approach to Environmental Education (EE) worked in an interdisciplinary way, under the Complex Thinking of Edgar Morin, seeking to answer the question: in view of the fragmentation of the EJA curriculum, into separate modules in its pedagogical practice, what are the possibilities of working on EE from the perspective of complex thinking? The research participants were the teachers of the EJA Phase I of the Tancredo Neves school, in the municipality of Santa Helena, in the State of Paraná. The objective was to present, through theoretical deepening of the works of Edgar Morin and action research, the contribution of Complex Thought to the work of educators in the Education of Youth and Adults in the municipality of Santa Helena, with a view to proposing different approaches to teaching. For this study, a qualitative, bibliographic and action-research methodological strategy was used, which was carried out through instruments such as interviews, field diaries and lesson plans. Mainly the works of Morin, Leff and Freire were used as theoretical support. To analyze the results, Bardin's content analysis was used. The research was carried out in the course of 10 face-to-face meetings, at night, from 7pm to 9pm, during the concentrated activity hours of the teachers. Each meeting addressed a subject related to Environmental Education and Complex Thinking, analyzing the pedagogical practice of the EJA's regent teachers. The importance of Edgar Morin's Complex Thought when working with Environmental Education is justified by the opposition to the effects caused by the disciplinarity and fragmentation of knowledge. The results achieved showed, after continuing education and the analysis of lesson plans as a final activity, that 66.6% of the participants did not understand or partially understood how to work Environmental Education under the bias of Complex Thinking, only 33.3% of the plans it was possible to perceive the presence of interdisciplinarity and Complex Thinking. The maintenance of continuing education in this area is an important resource to deepen the subject and enable greater understanding and applicabilitypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0pt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiências ambientaispt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectEnvironmental sciencespt_BR
dc.titleA educação ambiental por meio do pensamento complexo na formação de professores da educação de jovens e adultos (EJA) - F¹ase I do município de Santa Helena/PRpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education through Complex Thinking in the training of teachers of Youth and Adult Education (EJA) phase I in the municipality of Santa Helena/ PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumo“A Educação Ambiental por meio do Pensamento Complexo na Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos do município de Santa Helena Fase I”, discute uma abordagem da Educação Ambiental (EA) trabalhada de forma interdisciplinar, sob o Pensamento Complexo de Edgar Morin, buscando responder à questão: tendo em vista a fragmentação do currículo da EJA, em módulos separados na sua prática pedagógica, quais as possibilidades de trabalhar a EA sob a perspectiva do pensamento complexo? Os participantes da pesquisa foram os professores da EJA Fase I da escola Tancredo Neves, do município de Santa Helena, no Estado do Paraná. Objetivou-se apresentar, por meio do aprofundamento teórico das obras de Edgar Morin e da pesquisa-ação, a contribuição do Pensamento Complexo ao trabalho dos educadores da Educação de Jovens e Adultos do município de Santa Helena, com vistas à proposição de diferentes abordagens de ensino. Para este estudo, utilizou-se a estratégia metodológica de cunho qualitativo, bibliográfico e pesquisa-ação, que se concretizou por meio de instrumentos como entrevista, diário de campo e plano de aula. Foram usados como aporte teórico principalmente as obras de Morin, Leff e Freire. Para a análise dos resultados foi utilizada a análise do conteúdo de Bardin. A pesquisa se efetivou no decorrer de 10 encontros, presenciais, no período noturno, das 19h às 21h, durante a hora atividade concentrada dos professores. Cada encontro abordou um assunto relacionado à Educação Ambiental e o Pensamento Complexo, analisando a prática pedagógica dos professores regentes da EJA. A importância do Pensamento Complexo de Edgar Morin ao trabalhar com a Educação Ambiental justifica-se pela oposição aos efeitos causados pela disciplinaridade e fragmentação do conhecimento. Os resultados alcançados demonstraram, após a formação continuada e a análise dos planos de aula como atividade final, que 66,6% dos participantes não entenderam ou entenderam parcialmente como trabalhar a Educação Ambiental sob o viés do Pensamento Complexo, somente em 33,3% dos planos foi possível perceber a presença da interdisciplinaridade e o Pensamento Complexo. A manutenção da formação continuada nesta área é um importante recurso para aprofundar o tema e possibilitar maior compreensão e aplicabilidade.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5283-5446pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516766202870073pt_BR
dc.contributor.advisor1Walker, Maristela Rosso-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7245-1968pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575598592447642pt_BR
dc.contributor.referee1Walker, Maristela Rosso-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7245-1968pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575598592447642pt_BR
dc.contributor.referee2Nakamura, Andreia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3196-5940pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661846112727279pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Daian Guilherme Pinto de-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-4627-7086pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667507421821894pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.capesCiências Ambientaispt_BR
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