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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPietrangelo, Giovanni-
dc.creatorTeles, Lucas Silvestre Kloss-
dc.date.accessioned2022-07-04T18:12:44Z-
dc.date.available2022-07-04T18:12:44Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationPIETRANGELO, Giovanni; TELES, Lucas Silvestre Kloss. Cgcatalog: aplicativo para detecção e reconhecimento de cartas colecionáveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28993-
dc.description.abstractCard games have a vast space in national and international markets. There are cards that can be worth cents to thousands of dollars. A simple store can have thousands of playing cards in stock. Consequently, the work of cataloging them is exhausting, demanding time and resources. The current market offers some tools that can help. However, they do not provide all the autonomy that stores need to manage their collectible cards. Simplicity and usability are important differentials for collectors. They often feature not developed in mobile apps, available in digital stores. Downloading additional features is commonly used by these applications for certain functionality to operate correctly, such as detecting and recognizing playing cards. This project consists of developing a mobile app for managing playing cards. The application allows the cataloging of these cards using the Content-based Image Retrieval (CBIR). Then, through the smartphone camera, the image of the playing card to be cataloged is captured and compared to a remote database of existing collectible cards. The application can be used by stores or any collector. The development of this mobile app takes place exclusively for the iOS platform. The application includes access to a remote service for the recognition of playing cards, without downloading any additional resources on the user’s device. A back-end software is responsible for feeding the remote database, through specific APIs, with data from the collectible card game Magic: The Gathering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCartas de jogar colecionáveispt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectBanco de dadospt_BR
dc.subjectImagens como recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.subjectCollectible card gamespt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectData basespt_BR
dc.subjectPictures as information resourcespt_BR
dc.subjectPicture interpretationpt_BR
dc.titleCgcatalog: aplicativo para detecção e reconhecimento de cartas colecionáveispt_BR
dc.title.alternativeCgcatalog: application for detection and recognition of collectable cardspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoJogos de cartas colecionáveis possuem um espaço vasto nos mercados nacional e internacional. Há cartas que podem valer desde centavos a milhares de dólares. Uma simples loja pode chegar a ter milhares de cartas colecionáveis em estoque. Consequentemente, o trabalho de catalogar todas é exaustivo, exigindo tempo e recursos. O mercado atual oferece algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, porém não oferecem toda a autonomia que as lojas físicas precisam para o gerenciamento de suas cartas colecionáveis. A simplicidade e usabilidade são um diferencial importante para colecionadores, muitas vezes características não muito encontradas nos aplicativos móveis, já disponíveis em lojas digitais, que auxiliam nesse trabalho. O download de recursos adicionais é comumente utilizado por esses aplicativos para que certas funcionalidades operem corretamente, por exemplo, a detecção e reconhecimento de cartas colecionáveis. Este projeto compreende o desenvolvimento de um aplicativo móvel para o gerenciamento de cartas colecionáveis. O aplicativo permite a catalogação dessas cartas utilizando técnicas de Recuperação de Imagens Baseada em Conteúdo (CBIR). Assim, através da câmera do smartphone, a imagem da carta a ser catalogada é capturada e comparada com um banco de dados remoto das cartas colecionáveis existentes. O aplicativo pode ser utilizado tanto por lojas físicas quanto por colecionadores em geral. O seu desenvolvimento ocorre exclusivamente para a plataforma iOS. O aplicativo contempla acesso a um serviço remoto para o reconhecimento de cartas colecionáveis, sem o download de recursos adicionais no dispositivo do usuário. Um software back-end é responsável por alimentar o banco de dados remoto, através de APIs específicas, com os dados das cartas colecionáveis do jogo Magic: The Gathering.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Borba, Gustavo Benvenutti-
dc.contributor.referee1Borba, Gustavo Benvenutti-
dc.contributor.referee2Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem-
dc.contributor.referee3Pilla Junior, Valfredo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programBacharelado em Engenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Computação

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