Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Juliana Skaraboto-
dc.date.accessioned2022-07-01T15:12:08Z-
dc.date.available2022-07-01T15:12:08Z-
dc.date.issued2021-07-24-
dc.identifier.citationLIMA, Juliana Skaraboto. Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28973-
dc.descriptionAcompanha: Uma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médiopt_BR
dc.description.abstractThe present work presents a dissertation that was carried out based on a qualitative research. The pedagogical practice occurred through the implementation of a Didactic Sequence for the teaching of Physics in the stage of basic education related to High School with the theme A proposal for a didactic sequence for the study of Acoustics in High School. The theme aims to relate Physics with situations that the student lives on a daily basis, correlating what he learns in the school environment with his life, leading him to reflect, in this case, on the actions of Acoustics in his daily life. The implementation of the proposal took place in a 3rd year high school class at Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – EMF, a public school located in Cidade Gaúcha, located in the northwest of the State of Paraná. The classes took place remotely and with synchronous and asynchronous classes, using technological means of communication. In the classes, the active participation of most students was observed, who performed experiments and activities which were shared in virtual environments, through the recording of images. With such participation, it was noticed that the students gradually developed their criticality, analyzing and making notes about the environment in which they were inserted. The elaboration of the Didactic Sequence was based on theoretical foundations of Meaningful Learning by David Paul Ausubel, which takes as a starting point the knowledge that the student already has to start the teaching­learning process, outlining strategies and new information that expand knowledge. In summary, it was observed that the students were able to establish important relationships about the concepts of Acoustics and their daily activities, which proves that the development and execution of this Didactic Sequence helps the learning of the aforementioned contents.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSoundpt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para o estudo da acústica no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA teaching sequence proposal for the study of acoustic in high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma dissertação que foi realizada com base em uma pesquisa qualitativa. A prática pedagógica ocorreu mediante implementação de uma Sequência Didática para o Ensino de Física na etapa da Educação Básica referente ao Ensino Médio com o tema Uma proposta de Sequência Didática para o estudo de Acústica no Ensino Médio. O tema visa relacionar a Física com situações que o aluno vive diariamente correlacionando o que aprende no âmbito escolar a sua vida, levando-­o a refletir, neste caso sobre as ações da Acústica no seu cotidiano. A concretização da proposta aconteceu em uma turma de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Marechal Costa e Silva – EMF, escola pública localizada em Cidade Gaúcha que se situa no noroeste do Estado do Paraná. As aulas ocorreram de forma remota e com a realização de aulas síncronas e assíncronas, utilizando meios tecnológicos de comunicação. Nas aulas observou-­se a participação ativa da maioria dos alunos, que realizaram experimentos e atividades das quais foram compartilhadas em ambientes virtuais, através do registro de imagens. Com tal participação notou-­se que os alunos desenvolveram gradativamente sua criticidade, analisando e realizando apontamentos sobre o meio ao qual se encontravam inseridos. A elaboração da Sequência Didática apoiou-­se em fundamentos teóricos da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, que toma como ponto de partida o conhecimento que o aluno já possui para iniciar o processo de ensino-­aprendizagem, traçando estratégias e novas informações que ampliam o conhecimento. Em síntese observou-se que os alunos conseguiram estabelecer relações importantes sobre os conceitos de Acústica e suas atividades diárias o que comprova que, o desenvolvimento e execução da presente Sequência Didática auxilia a aprendizagem dos conteúdos supracitados.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-8417-5331pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6946164200560155pt_BR
dc.contributor.advisor1Fusinato, Polonia Altoé-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-4698-8574pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928793011431563pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Debora Ferreira da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-3885-2634pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-8778-6792pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7528954595127003pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee4Fusinato, Polonia Altoé-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-4698-8574pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0928793011431563pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaestudoacustica.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaestudoacustica_produto.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons