Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28959
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Mariana de Santana-
dc.date.accessioned2022-06-30T15:11:44Z-
dc.date.available2022-06-30T15:11:44Z-
dc.date.issued2022-05-05-
dc.identifier.citationLOURENCO, Mariana de Santana. Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28959-
dc.description.abstractThe present research aims to reflect on the strategies of representation and selfrepresentation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felinto and her articulations with black feminisms. For this, we seek, at first, a contextualization about Afro-Brazilian artistic productions in the country. Based on authors such as Emanoel Araújo, Roberto Conduru and Nelma Mattos, we seek to dialogue about a non-hegemonic perspective of the visual arts in Brazil, with a special interest in black protagonism in this space. Then, we discuss some contemporary Afro-Brazilian visual artists and their forms of resistance against hegemonic narratives from the visual arts. Next, Felinto’s trajectory and some of his works are investigated, with emphasis on the analysis of the project “As que me habitam” (2017-2019), in which Felinto shows different works in which, on the one hand, he honors women that preceded it and who, despite their relevance to national history, were made invisible, also making a social critique of the place of black women in society. On the other hand, it connects its image to those of these women, in a process of identity construction, marked by religiosity, ancestry and the appreciation of black bodies and the subjectivity of these people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectNegras na artept_BR
dc.subjectNegras - Brasilpt_BR
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectFelinto, Renata, 1978-pt_BR
dc.subjectAfrican American women in artpt_BR
dc.subjectWomen, Black - Brasilpt_BR
dc.subjectArt, Brazilianpt_BR
dc.titleRepresentação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felintopt_BR
dc.title.alternativeRepresentation and self-representation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felintopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as estratégias de representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto e suas articulações com os feminismos negros. Para isso, procura-se, em um primeiro momento, uma contextualização acerca das produções artísticas afrobrasileiras no país. Com base em autores como Emanoel Araújo, Roberto Conduru e Nelma Mattos, busca-se dialogar sobre uma perspectiva não hegemônica das artes visuais no Brasil, com especial interesse pelo protagonismo negro nesse espaço. Em seguida, discute-se acerca de algumas artistas visuais afro-brasileiras contemporâneas e suas formas de resistência contra as narrativas hegemônicas a partir das artes visuais. Na sequência, investiga-se a trajetória de Felinto e algumas de suas obras, com destaque para a análise do projeto “As que me habitam” (2017- 2019), em que Felinto mostra diferentes trabalhos nos quais, por um lado, homenageia mulheres negras que a antecederam e que, apesar de sua relevância para a história nacional, foram invisibilizadas, fazendo também uma crítica social sobre o lugar da mulher negra na sociedade. Por outro, conecta sua imagem às dessas mulheres, em um processo de construção de identidade, marcado pela religiosidade, ancestralidade e pela valorização dos corpos negros e da subjetividade dessas pessoas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1921305005772657pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Megg Rayara Gomes de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9203-9989pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0966589193883906pt_BR
dc.contributor.referee3Sugayama, Soraya-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3394-0077pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0055964600569667pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacaomulheresnegras.pdf9,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons