Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28959
Título: Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto
Título(s) alternativo(s): Representation and self-representation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felinto
Autor(es): Lourenço, Mariana de Santana
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Negras na arte
Negras - Brasil
Arte brasileira
Felinto, Renata, 1978-
African American women in art
Women, Black - Brasil
Art, Brazilian
Data do documento: 5-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOURENCO, Mariana de Santana. Representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre as estratégias de representação e autorrepresentação de mulheres negras na materialidade e na linguagem artística de Renata Felinto e suas articulações com os feminismos negros. Para isso, procura-se, em um primeiro momento, uma contextualização acerca das produções artísticas afrobrasileiras no país. Com base em autores como Emanoel Araújo, Roberto Conduru e Nelma Mattos, busca-se dialogar sobre uma perspectiva não hegemônica das artes visuais no Brasil, com especial interesse pelo protagonismo negro nesse espaço. Em seguida, discute-se acerca de algumas artistas visuais afro-brasileiras contemporâneas e suas formas de resistência contra as narrativas hegemônicas a partir das artes visuais. Na sequência, investiga-se a trajetória de Felinto e algumas de suas obras, com destaque para a análise do projeto “As que me habitam” (2017- 2019), em que Felinto mostra diferentes trabalhos nos quais, por um lado, homenageia mulheres negras que a antecederam e que, apesar de sua relevância para a história nacional, foram invisibilizadas, fazendo também uma crítica social sobre o lugar da mulher negra na sociedade. Por outro, conecta sua imagem às dessas mulheres, em um processo de construção de identidade, marcado pela religiosidade, ancestralidade e pela valorização dos corpos negros e da subjetividade dessas pessoas.
Abstract: The present research aims to reflect on the strategies of representation and selfrepresentation of black women in the materiality and artistic language of Renata Felinto and her articulations with black feminisms. For this, we seek, at first, a contextualization about Afro-Brazilian artistic productions in the country. Based on authors such as Emanoel Araújo, Roberto Conduru and Nelma Mattos, we seek to dialogue about a non-hegemonic perspective of the visual arts in Brazil, with a special interest in black protagonism in this space. Then, we discuss some contemporary Afro-Brazilian visual artists and their forms of resistance against hegemonic narratives from the visual arts. Next, Felinto’s trajectory and some of his works are investigated, with emphasis on the analysis of the project “As que me habitam” (2017-2019), in which Felinto shows different works in which, on the one hand, he honors women that preceded it and who, despite their relevance to national history, were made invisible, also making a social critique of the place of black women in society. On the other hand, it connects its image to those of these women, in a process of identity construction, marked by religiosity, ancestry and the appreciation of black bodies and the subjectivity of these people.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28959
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacaomulheresnegras.pdf9,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons