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dc.creatorQuadros, Giovanna Conrado-
dc.date.accessioned2022-06-30T12:24:35Z-
dc.date.available2022-06-30T12:24:35Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationQUADROS, Giovanna Conrado. Educação inclusiva e a formação de professores: proposta de sequência didática para o ensino de química inorgânica à deficientes visuais e cegos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28953-
dc.description.abstractTeaching based on an Inclusive Education perspective, which seeks to reduce inequalities and enhance diversity, has changed the forms of teaching in basic education. Physical and pedagogical adjustments are necessary considering the different ways of teaching and learning, in order to reduce the inequality that is present in the educational system, as well as the discrimination that these subjects experience. Considering these changes in basic education, it is necessary to include the topic and familiarize it with undergraduate courses for teacher education. Bearing in mind that they will have contact with these students and they need to know about the limitations of each one and the ways of working based on them. In this sense, this research presents a training proposal for Chemistry teachers aimed at the inclusion of blind students with an emphasis on adapted materials for teaching and an inclusive pedagogical practice. The development of the training proposal was carried out through a didactic sequence, which seeks to present possibilities of articulation between knowledge on the topic of Inclusive Education for the visually impaired and Chemistry Teaching, creating possibilities for enhancing the professional training process for graduates of Chemistry. The application of the developed didactic sequence was not possible due to the interruptions of the in-person classes caused by the dissemination of covid-19. This work demonstrates the potential for the evolution and professionalization of the subjects present in the Licentiate Degree in Chemistry and even with the non-application of the material in its final stage, we believe that it is of great value and motivates the implementation of practices such as these disciplines. of the course, seeking the inclusion of diversity in the pedagogical practices of future teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectQuímica inorgânicapt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectBlind - Educationpt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectChemistry, Inorganicpt_BR
dc.titleEducação inclusiva e a formação de professores: proposta de sequência didática para o ensino de química inorgânica à deficientes visuais e cegospt_BR
dc.title.alternativeInclusive education and teacher training: proposed teaching sequence for teaching inorganic chemistry to the visually defficult and blindpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino pautado em uma perspectiva de Educação Inclusiva (EI), a qual busca pela redução das desigualdades e valorização da diversidade, tem modificado as formas de ensino na educação básica. Fazendo necessário adequações físicas e pedagógicas considerando as diversas formas de ensinar e aprender, com o objetivo de diminuir a desigualdade que é presente no sistema educacional, bem como a discriminação que esses sujeitos vivenciam. Considerando essas modificações no ensino básico, se faz necessário a inserção do tema e familiarização do mesmo nos cursos de graduação para formação de professores. Tendo em vista que esses irão ter contato com esses alunos e necessitam ter conhecimento sobre as limitações de cada um e as formas de trabalho a partir dessas. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta uma proposta formativa para professores de Química voltada à inclusão de alunos cegos com ênfase aos materiais adaptados para o ensino e a uma prática pedagógica inclusiva. O desenvolvimento da proposta formativa se fez por meio de uma sequência didática, que busca apresentar possibilidades de articulação entre o conhecimento sobre a temática de Ensino Inclusivo para deficientes visuais e o Ensino de Química, criando possibilidades de potencialização do processo de formação profissional para licenciados de Química. A aplicação da sequência didática desenvolvida não foi possível devido às paralisações das aulas presenciais causadas pela disseminação da covid-19. Este trabalho demonstra potencialidade para a evolução e profissionalização dos sujeitos presentes no curso de Licenciatura em Química e mesmo com a não aplicação do material em sua etapa final, acreditamos que o mesmo seja de grande valia e sirva de motivação para implementação de práticas como estas disciplinas do curso, buscando a inclusão da diversidade nas práticas pedagógicas dos futuros professores.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Pricinotto, Gustavo-
dc.contributor.referee1Crespan, Estela dos Reis-
dc.contributor.referee2Almeida, Mônica Patrícia de-
dc.contributor.referee3Pricinotto, Gustavo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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