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dc.creatorSouza, Kátia Aparecida de-
dc.date.accessioned2022-06-30T12:20:57Z-
dc.date.available2022-06-30T12:20:57Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Kátia Aparecida de. Ensino de ciências na educação básica: o papel e o espaço da química na BNCC para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28952-
dc.description.abstractThis research aimed at analyzing and discussing about how Chemistry has been included in the main official document regulating basic education curricula, the National Common Core, specifically regarding preschool and the early years of elementary school. Thus, we employed a qualitative method and carry out an exploratory documental analysis, seeking to identify the presence of chemical contents, through the use of expressions related to this science and the context in which they are inserted. The relevance of our research is justified by the lack of works in the area of Chemistry concerning the early years of basic education. Chemistry teaching is essential for the integral formation of students and, articulated with other areas of knowledge, it needs to be developed since the early years of basic education, in order to guarantee men and women a humanizing and emancipating education. In order to offer a succinct and better understandable representation, we categorized the data obtained into three categories of analysis: the National Common Core and the Science teaching in the early years of basic education: some considerations. Science teaching in preschool: Chemistry’s role and place in the BNCC; and Science teaching in elementary school: Chemistry’s role and place in the BNCC. The results indicate that Chemistry teaching, which could be integrated with the Science teaching, has been neglected during the early years of basic education and the guidelines provided in the analyzed document do not present contributions with the potential to change this scenario. We believe that, in order to promote the omnilateral education of students, it is necessary to overcome the mercantiliziation of education that is being consolidated since the end of the 20th century thanks to the growing adherence to neoliberal principles and because of that we must recognize the school as a place for the socialization of scientific, philosophical and artistic erudite knowledgept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemistrypt_BR
dc.subjectEducation, Preschoolpt_BR
dc.titleEnsino de ciências na educação básica: o papel e o espaço da química na BNCC para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeScience teaching during basic education: chemistry’s role and place in the BNCC for preschool and elementary schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo analisar e discutir de que modo a Química tem sido contemplada no principal documento oficial que regulamenta os currículos da Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no que concerne à Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, admitimos uma abordagem qualitativa e realizamos uma análise documental de caráter exploratório, buscando identificar a presença de conteúdos químicos por meio do uso de expressões relacionadas a esta ciência e o contexto no qual se inserem. A relevância de nossa pesquisa se justifica pela carência de trabalhos da área de Química direcionados aos anos iniciais da Educação Básica.O ensino de Química é indispensável para a formação integral dos estudantes e, articulado às demais áreas do conhecimento, necessita ser desenvolvido desde os anos iniciais da Educação Básica, a fim de garantir aos homens e mulheres uma educação humanizadora e emancipadora.Como forma de oferecer uma representação sucinta e mais compreensível, categorizamos os dados obtidos em três categorias de análise: a Base Nacional Comum Curricular e o ensino de Ciências nos anos iniciais da Educação Básica: algumas considerações; o ensino de Ciências na Educação Infantil: o papel e o espaço da Química na BNCC; e o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o papel e o espaço da Química na BNCC. Os resultados indicam que o ensino de Química, que poderia ser integrado ao ensino de Ciências, tem sido negligenciado durante os anos iniciais da Educação Básica e que as orientações dispostas no documento analisado não apresentam contribuições com potencial de mudar este cenário. Julgamos que a fim de promover a formação omnilateral dos estudantes, é necessário superar a mercantilização da educação que vem se consolidando desde o final do século XX graças à crescente adesão aos princípios neoliberais e, para tanto, devemos reconhecer a escola como local de socialização dos conhecimentos culturais em sua forma mais elaborada.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.advisor-co1Barancelli, Daniela Aline-
dc.contributor.referee1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee2Barancelli, Daniela Aline-
dc.contributor.referee3Piunti, Juliana Cristina Perlotti-
dc.contributor.referee4Romero, Adriano Lopes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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