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Título: Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização
Título(s) alternativo(s): Qualitative and quantitative analysis of student conception on the proposal of playfulness as a resource for teaching science emphasizing contextualization
Autor(es): Albuquerque, Cristiane dos Santos
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Science - Study and teaching
Educational games
Learning
Data do documento: 19-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ALBUQUERQUE, Cristiane dos Santos. Análise qualitativa e quantitativa da concepção discente sobre a proposta da ludicidade como recurso ao ensino de ciências enfatizando a contextualização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática, o emprego do lúdico através do uso do jogo bingo, enfatizando os animais em extinção no Brasil, juntamente com a sua classificação dentro da disciplina de Ciências Naturais, como os alunos do quarto ano das séries iniciais. Mediante a pesquisa-ação, buscou compreender o jogo bingo como proposta lúdica, no processo de ensino aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do estudante. A atividade pode ser considerada como facilitadora na assimilação do conhecimento proposto, uma vez que o jogo auxilia o educando a assimila com mais facilidade o conteúdo e os conceitos propostos. Permite ao educando, o conhecimento das regras, o despertar da imaginação, a elevação da sua autoestima e o melhoramento do convívio escolar. A pesquisa foi dividida em etapas, a primeira comum a fundamentação teórica sobre a importância da disciplina Ciências Naturais, da ludicidade e dos jogos. A segunda se caracteriza na aplicação da pesquisa e por último análise dos dados. Concluiu-se que o recurso do jogo bingo com base na ludicidade oportunizou abundante aprendizagem, possibilitando também a discussão de uma tema de grande relevância para gerações futuras.
Abstract: This work had as its theme, the use of play through the use of bingo game, emphasizing the endangered animals in Brazil, together with its classification within the discipline of Natural Sciences, with the students of the fourth year of the initial series. Through action research,he sought to underst and bingo as a playful proposal in the process of teaching learning, recognizing it as an important pedagogical tool in the cognitive, social and affective development of the student. The activity can be considered as a facilitator in the assimilation of the proposed knowledge, since the game helps the learner assimilate the content and the proposed concepts more easily. It allows the learner, the knowledge of the rules, the awakening of the imagination ,the elevation of their self-esteem and the improvement of the school conviviality. The research was divided into stages, the first with a theoretical foundation on the importance of the Natural Sciences, playfulness and games discipline. The second is characterized in the application of the research and last analysis of the data. It was concluded that the bingo game resource based on playfulness provided an abundance of learning, allowing also the discussion of a topic of great relevance for future generations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28933
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