Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVolpato, Marcio Alexandre-
dc.date.accessioned2022-06-28T21:28:11Z-
dc.date.available2022-06-28T21:28:11Z-
dc.date.issued2022-03-29-
dc.identifier.citationVOLPATO, Marcio Alexandre. Ações do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28931-
dc.descriptionAcompanha: Promovendo discussões matemáticas: algumas ações do professor em sala de aulapt_BR
dc.description.abstractIn order to deepen investigations about mathematical reasoning in the context of Higher Education, the general objective of this work is to investigate the actions of the teacher in the conduct of collective discussions, in the context of working with tasks of an exploratory nature in Differential and Integral Calculus classes, and its role in promoting mathematical processes. Designed as a qualitative and interpretive research, the study considers data from a first cycle of intervention carried out with a group of students an Engineering course at a public university, who were studying this discipline. As a result, we emphasize that students were given opportunities to express themselves (in general, through the actions of inviting and guiding/supporting), elaborating justifications and reflecting on aspects they had not previously thought about (through the action of challenging), “stimulating” their creativity and, consequently, strengthening your reasoning. Such moments expanded the student’s ability to reason mathematically, making them think, understand mathematical ideas and apply them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus integralpt_BR
dc.subjectDebates and debatingpt_BR
dc.titleAções do professor para promoção do raciocínio matemático em momentos de discussão coletiva em aulas de cálculopt_BR
dc.title.alternativeTeacher actions to promote mathematical reasoning in moments of collective discussion in calculus classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo intuito de aprofundar investigações acerca do raciocínio matemático no âmbito do Ensino Superior, o objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões coletivas, no contexto do trabalho com tarefas de natureza exploratória em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, e seu papel na promoção de processos do raciocínio matemático. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considera dados provenientes de um primeiro ciclo de intervenção realizado com uma turma de estudantes ingressantes em um curso de Engenharia de uma universidade pública, que cursavam essa disciplina. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “estimulando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5209-6708pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3241928236256571pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, Marcia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5824-0697pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566810844019670pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
acoesraciociniomatematicodiscussao.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
acoesraciociniomatematicodiscussao_produto.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons