Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28927
Título: Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola
Título(s) alternativo(s): Pedagogical interventions in chemistry teaching: an analysis of articles published in the magazine Química Nova na Escola
Autor(es): Roceti, Samanta Garcia
Orientador(es): Deimling, Cesar Vanderlei
Palavras-chave: Química
Periódicos eletrônicos
Ensino - Metodologia
Chemistry
Electronic journals
Teaching - Methodology
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ROCETI, Samanta Garcia. Intervenções pedagógicas no ensino de química: uma análise de artigos publicados na revista Química Nova na Escola. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar e discutir as contribuições e limitações dos artigos publicados na revista Química Nova na Escola, entre os anos de 2010 e 2019, buscando analisar e discutir as contribuições e limitações dos artigos que abordam o ensino de Química publicados na revista Química Nova na Escola nos últimos 10 anos, possibilitando mapear as principais tendências investigativas da área, bem como os desafios para o desenvolvimento de novos estudos a partir de outras perspectivas teórico-metodológicas. Para tanto, foram selecionados e analisados os artigos publicados que tratam de relatos de intervenções pedagógicas, apresentando a descrição do método de ensino e os resultados obtidos com as aulas, para que pudéssemos identificar o impacto dessas intervenções no processo de ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa teve caráter qualitativo que resultou na categorização dos dados e possibilitou identificar e discutir: os principais temas abordados, problemas de pesquisa, contextos investigativos, referenciais teóricos adotados, abordagens metodológicas utilizadas, participantes/fontes de dados e as contribuições e limitações desses trabalhos para o Ensino de Química, nos permitindo delinear os desafios para a pesquisa na área. A partir dos dados obtidos com esta pesquisa, podemos considerar que para que haja uma educação e um Ensino de Química verdadeiramente transformador precisamos superar uma visão de ensino que supervaloriza as habilidades e competências individuais dos estudantes em detrimento dos conhecimentos técnico-científicos, e precisamos passar a considerar a educação como uma potencial estratégia de transformação social, que só será possível quando o foco da educação for a instrumentalização dos estudantes por meio dos conhecimentos historicamente acumulados e sistematizados pela humanidade, para que os mesmos ampliem seu conhecimento e sejam capazes de romper com as correntes da alienação.
Abstract: This study aimed to analyze and discuss the contributions and limitations of articles published in the journal Química Nova na Escola, between 2010 and 2019, seeking to analyze and discuss the contributions and limitations of articles that address the teaching of Chemistry published in the journal Química nova na Escola in the last 10 years, making it possible to map the main investigative trends in the area, as well as the challenges for the development of new studies from other theoretical-methodological perspectives. Therefore, published articles about reports of pedagogical interventions were selected and analyzed, presenting the description of the teaching method and the results obtained with the classes, so that we could identify the impact of these interventions on Chemistry’s teaching-learning process. The research had a qualitative character that resulted in the categorization of data, which made it possible to identify and discuss: the main topics covered, research problems, investigative contexts, adopted theoretical frameworks, methodological approaches used, participants/data sources and the contributions and limitations of these works to the Teaching of Chemistry, allowing us to outline the challenges for research in the area. Based on the data obtained from this research, we can consider that for there to be truly transformative education and teaching in Chemistry, we need to overcome a teaching vision that overvalues the individual skills and competences of students at the expense of technical-scientific knowledge, and we need to start considering education as a potential strategy for social transformation, which will only be possible when the focus of education is on the instrumentalization of students through knowledge historically accumulated and systematized by humanity, so that they expand their knowledge and become able to break the chains of alienation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28927
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
intervencoespedagogicasensinoquimica.pdf656,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons