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dc.creatorMenezes, Sabrina Lima Murussi-
dc.date.accessioned2022-06-22T16:46:20Z-
dc.date.available2022-06-22T16:46:20Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationMENEZES, Sabrina Lima Murussi. Plantas e metabólitos secundários: uma proposta para o ensino de química orgânica. 2020. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28885-
dc.description.abstractThis work presents a didactic proposal for teaching the contents of carbon chain classification and organic functional groups, molecular formulas and active principles of the plants studied. The proposal was developed for the subject of chemistry and applied to the High School third year grade. It aimed to contribute to the educator's understanding and recognition of the concepts of organic chemistry through active methodologies PBL (problem-based learning) and Jigsaw and the theme plants and secondary metabolits. The didactic sequence produced consisted of a teacher support material for eleven classes with activities that allowed addressing the theme plants and spices through the history of great navigations, application of medicinal plants and condiments for the benefit of human health and primary and secondary metabolites. The teaching strategies developed in the sequence were intended to contribute to the development of skills and competencies such as: creativity, confidence, problem solving capacity, collaboration and communication important for the future professional performance of the student, as well as, enabling the students to classes that aroused their interest and curiosity about the proposed theme. In the partial application of the didactic sequence in the distance mode by the Google Classroom application, it was observed that the proposed activities aroused the student's interest in the theme because it is a subject not often worked on in class, the results were satisfactory due to the involvement and good performance of the students. The work was applied in two third year groups A and B, totaling 70 students, out of which 54 participated. Class A was more involved in participation in relation to B in the activities, in the final questionnaire that sought to evaluate the knowledge of the students regarding the content of organic chemistry worked from active principles of medicinal plants and condiments, class B showed better performance and greater knowledge of content as the questions were answered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectPlantas condimentarespt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectChemistry, Organicpt_BR
dc.subjectSpice plantspt_BR
dc.subjectMedicinal plantspt_BR
dc.titlePlantas e metabólitos secundários: uma proposta para o ensino de química orgânicapt_BR
dc.title.alternativePlants and secondary metabolites: a proposal for the teaching of organic chemistrypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino dos conteúdos de classificação de cadeias carbônicas e grupos funcionais orgânicos, fórmulas moleculares e princípios ativos de plantas estudadas. A proposta foi desenvolvida para a disciplina de química do ensino médio e aplicada às turmas de terceiro ano. Teve como objetivo contribuir para que o educando compreenda e reconheça conceitos de química orgânica por meio das metodologias ativas PBL (aprendizagem baseada em problemas) e Jigsaw e o tema plantas e metabólitos secundários. A sequência didática produzida consistiu de um material de apoio ao professor para onze aulas com atividades que permitiram abordar o tema plantas e especiarias através da história das grandes navegações, aplicação das plantas medicinais e condimentares em benefício da saúde humana e metabólitos primários e secundários. As estratégias de ensino desenvolvidas na sequência tiveram o intuito de contribuir com o desenvolvimento de habilidades e competências tais como: criatividade, confiança, capacidade de resolução de problemas, colaboração e comunicação importantes para a futura atuação profissional do discente, bem como, possibilitar aos educandos aulas que despertaram seu interesse e curiosidades pelo tema proposto. Na aplicação parcial da sequência didática na modalidade à distância pelo aplicativo Google Classroom, observou-se que as atividades propostas despertou o interesse do aluno pelo tema por ser um assunto pouco trabalhado em sala de aula, os resultados foram satisfatórios devido ao envolvimento e bom desempenho dos educandos. O trabalho foi aplicado em duas turmas de terceiro ano A e B, totalizando 70 alunos, destes 54 participaram. A turma A foi mais participativa em relação a B nas atividades, no questionário final que buscou avaliar o conhecimento dos educandos quanto ao conteúdo de química orgânica trabalhado à partir de princípios ativos de plantas medicinais e condimentares, a turma B apresentou melhor rendimento e domínio de conteúdo na medida em que as questões foram respondidas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3891-273Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9065411542038206pt_BR
dc.contributor.advisor1Meneghetti, Adriana Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2832-9222pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933458656346868pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Giona, Renata Mello-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1759-0671pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374251191542394pt_BR
dc.contributor.referee1Meneghetti, Adriana Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2832-9222pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933458656346868pt_BR
dc.contributor.referee2Ascari, Jociani-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7928-9921pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2679876816448668pt_BR
dc.contributor.referee3Giona, Renata Mello-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1759-0671pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374251191542394pt_BR
dc.contributor.referee4Francisco, Welington-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-1023-6389pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9386717718234718pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programQuímica em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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