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dc.creatorPaulo, Marle Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-06-21T20:11:18Z-
dc.date.available2022-06-21T20:11:18Z-
dc.date.issued2022-04-14-
dc.identifier.citationPAULO, Marle Rodrigues de. Ensino-aprendizagem de geografia dos estudantes do 6.º ano do ensino fundamental: dos mapas conceituais ao QR Code. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28869-
dc.descriptionAcompanha: Mapas conceituais aliado à tecnologia e suas contribuições no aprendizado da disciplina de geografiapt_BR
dc.description.abstractThis study is the result of the analysis of the use of conceptual maps as a methodology for the organization of contents of the discipline of Geography, as a mechanism for obtaining meaningful learning for students of the 6th grade of elementary school of a state public school of Apucarana in the north-central region of Paraná. The conceptual map is a graphic construction of representation that allows the organization of knowledge through hierarchical and significant relationships between concepts in the form of propositions, that is, in the interconnection between central idea and its meaning. The study developed between August and October, in 2021, was basically characterized as qualitative and field research, because the study was carried out in a context of synchronous remote teaching, during the Covid 19 pandemic, totaling six meetings. Its specific objectives were to report the application of the Technological Educational Process and analyze the results. The sequence of elaboration and reelaboration activities in the construction and configuration of individual and group conceptual maps, in order to contribute to the reorganization of geography contents, aiming at the promotion of cognitive processes. For the activities done at first manually, the students used paper and colored pens to build the conceptual map in the traditional way that contributed a lot to learning, the way in which to arrange the contents in their spatiality, the organization of ideas and their concepts contributed to the use of the technology employed. At the end of manual activities, the students structured these activities in the Cmap Cloud software and, transformed in the QR CODE application into digital information, they can be uploaded to a mobile device and accessed at any time. Thus, the importance and need for pedagogical proposals and methodologies that allow students to reflect on situations and forms of study that stimulate and realize their learning was emphasized. The study included the work of Ausubel (1982), Vygotsky (1982, 1984, 1987, 1998, 2008), Piaget (1973, 1976, 1984), Bloom (1956,1983) and Novak (1977, 1984), Moreira (1998, 1999, 2000, 2006, 2012a, 2012b, 2012c, 2013), Cavalcanti (1998, 2010, 2011b, 2011b, 2012), Girotto (2017), Tardif (2010), Tavares (2007), among other renowned authors. The results showed that the application of the methodology provided a significant learning, since the students obtained an effective organization of their study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectConcept mappingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de geografia dos estudantes do 6.º ano do ensino fundamental: dos mapas conceituais ao QR Codept_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning geography of the students of the 6th elementary school year: from concept maps to QR Codept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo é resultado da análise do uso de mapas conceituais como metodologia para a organização de conteúdos da disciplina de Geografia, como um mecanismo para obtenção da aprendizagem significativa para os estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental de um colégio público estadual de Apucarana no centro-norte do Paraná. O mapa conceitual é uma construção gráfica de representação que permite a organização do conhecimento por meio de relações hierárquicas e significativas entre conceitos na forma de proposições, ou seja, na interligação entre ideia central e seu significado. O estudo desenvolvido entre os meses de agosto e outubro, no ano de 2021, caracterizou-se, basicamente, como pesquisa qualitativa e de campo, pois se realizou o estudo em contexto de ensino remoto síncrono, durante a pandemia do Covid 19, totalizando seis encontros. Teve como objetivos específicos relatar a aplicação do Processo Educacional Tecnológico e analisar os resultados. A sequência de atividades de elaboração e reelaboração na construção e configuração de mapas conceituais individuais e em grupos, de modo a contribuir para a reorganização dos conteúdos de Geografia, visando à promoção dos processos cognitivos. Para as atividades feitas a princípio, de forma manual, os estudantes utilizaram papel e canetas coloridas para construir o mapa conceitual na forma tradicional, que contribuiu muito para o aprendizado. A maneira de como dispor os conteúdos em sua espacialidade, a organização das ideias e seus conceitos contribuíram para a utilização da tecnologia empregada. Ao término das atividades manuais, os estudantes estruturaram essas atividades no software Cmap Cloud e, transformadas no aplicativo QR CODE em informação digital, as mesmas podem ser carregadas em um aparelho celular e acessadas a qualquer momento. Buscou-se a construção e o uso de mapas conceituais na aprendizagem do estudante. Dessa forma, ressaltou-se a importância e a necessidade de propostas e metodologias pedagógicas que permitem aos estudantes refletir sobre situações e formas de estudo que estimulem e concretizem seu aprendizado. O estudo contou com os trabalhos de Ausubel (1982), Vygotsky (1982, 1984, 1987, 1998, 2008), Piaget (1973, 1976, 1984), Bloom (1956,1983), Novak (1977, 1984), Moreira (1998, 1999, 2000, 2006, 2012a, 2012b, 2012c, 2013), Cavalcanti (1998, 2010, 2011b, 2011b, 2012), Girotto (2017), Tardif (2010), Tavares (2007), entre outros renomados autores. Os resultados apontaram que a aplicação da metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa, uma vez que os estudantes obtiveram uma organização efetiva de seu estudo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0909-1511pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1267458955105606pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee2Casa Grande Junior, Dirceu-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4791-3005pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595281823269320pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Marcio Fernando-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-6058-2589pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5189245301180193pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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