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dc.creatorMaciel Junior, Percy Fernandes-
dc.date.accessioned2018-01-03T16:06:18Z-
dc.date.available2018-01-03T16:06:18Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.citationMACIEL JUNIOR, Percy Fernandes. Uma proposta de estudo da autonomia docente de professores de ciências e de matemática em exercício. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2884-
dc.description.abstractThe present work has the objective of analyzing the possibilities of studying the autonomy of teachers in a group of teachers of Science and Mathematics, from their experiences in an educational robotics course, from the perspective of Contreras and Habermas. Such an approach seeks, without diminishing the importance of contents, to withdraw its centrality from the teaching / learning process, bringing the development of the communicative skills of the teacher and his apprentice to the stage of this process. The work is based on the study of teaching autonomy made by the Spanish teacher José Contreras, and the communicative aspects of the course and its subsequent analysis, the German theory model of the argument presented by the philosopher Jürgen Habermas in his work Theory of Communicative Action (TAC). The methodology describes in detail the activities developed along the course as well as the difficulties encountered for its execution, which end up influencing the reflection made by the teachers during the realization of the focus group, who provided us with the material with which we proceed to a content analysis based on the work of French researcher Laurence Bardin. The results point to a limiting effect in the construction of teachers' conception of teacher autonomy provoked mainly by the centrality that the curricular contents have in the educational processes. As a product of this research, a robotics course in WEB format is presented in which the contents are presented as required, both for the assembly and for the analysis of the proposed experiments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectProfessores de ciência - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectLiberdade de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Atitudespt_BR
dc.subjectRobótica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectScience teachers - Formationpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.subjectTeaching, Freedom ofpt_BR
dc.subjectTeachers |x Attitudespt_BR
dc.subjectRobotics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleUma proposta de estudo da autonomia docente de professores de ciências e de matemática em exercíciopt_BR
dc.title.alternativeA research proposal about Science and Mathematics teachers’ teaching authonomypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de estudo sobre a autonomia docente em um grupo de professores de Ciências e Matemática, a partir de suas experiências vivenciadas em um curso de robótica educacional, sob a perspectiva de Contreras e Habermas. Tal abordagem procura, sem rebaixar a importância dos conteúdos, retirar sua centralidade do processo de ensino/aprendizagem, trazendo como protagonista, para o palco desse processo, o desenvolvimento das habilidades comunicativas do professor e de seu aprendiz. O trabalho se fundamenta no estudo da autonomia docente feita pelo professor espanhol José Contreras, e para os aspectos comunicativos do curso e de sua posterior análise, no modelo de teoria da argumentação apresentado pelo filósofo alemão Jürgen Habermas em sua obra Teoria do Agir Comunicativo (TAC). Na metodologia são descritas, em detalhes, as atividades desenvolvidas ao longo do curso bem como as dificuldades encontradas para sua execução, as quais acabam por influenciar a reflexão feita pelos professores durante a realização do grupo focal, que nos forneceu o material com o qual procedemos a uma análise de conteúdos fundamentada no trabalho da pesquisadora francesa Laurence Bardin. Os resultados apontam para um efeito limitador na construção da concepção de autonomia docente dos professores provocado principalmente, pela centralidade que os conteúdos curriculares possuem nos processos educativos. Como produto dessa pesquisa é apresentado um curso de robótica no formato WEB no qual os conteúdos se apresentam conforme são exigidos, tanto para a montagem, como para a análise dos experimentos propostos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482072917032968pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309644410209595pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, João Amadeus Pereira-
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3Camargo, Sérgio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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