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Título: Aplicação do algoritmo de evolução diferencial na estimação dos parâmetros elétricos de um MIT operando em regime permanente
Autor(es): Bernardes, Iolanda Ortiz
Orientador(es): Castoldi, Marcelo Favoretto
Palavras-chave: Motores elétricos de indução
Algoritmos
Estimativa de parâmetros
Electric motors, Induction
Algorithms
Parameter estimation
Data do documento: 21-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: BERNARDES, Iolanda Ortiz. Aplicação do algoritmo de evolução diferencial na estimação dos parâmetros elétricos de um MIT operando em regime permanente. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2020.
Resumo: Este trabalho consiste no estudo sobre a estimação dos parâmetros elétricos de um motor de indução trifásico, em regime permanente, por meio de um algoritmo de evolução diferencial, tendo em vista que este motor apresenta grande importância no cenário energético nacional, por ser muito utilizado em diversos setores industriais. Sendo assim, é de extrema importância o controle e o acionamento adequados desse motor, mas para isso, seus parâmetros devem ser considerados. Portanto, o algoritmo tem a finalidade de estimá-los através da minimização de uma função objetivo que compara a corrente estatórica de fase estimada com a corrente estatórica de fase real requisitada. Para isso, toda modelagem do motor e do algoritmo de otimização, além das simulações computacionais, foram realizadas no software MATLAB®. Por fim, foram executados testes experimentais para validar a metodologia proposta, comparando os parâmetros estimados via evolução diferencial com os parâmetros determinados pelos ensaios a vazio e com rotor bloqueado de acordo com a norma IEEE Std 112-2017.
Abstract: This work consists of the study about the electrical parameters estimation of a threephase induction motor, at permanent scheme, through a differential evolution algorithm, given that this motor has great importance in the national energy scenario, by being widely used in many industrial sectors. Therefore, it is extremely important the suitable control and drive of this motor, but for that, its parameters must be considered. Thus, the algorithm will have the purpose of estimating them through the minimization of an objective function that compares the estimated phase stator current with the acquired real phase stator current. For this purpose, the entire modeling of the motor and of the optimization algorithm, in addition to the computational simulations, were performed in MATLAB® software. Lastly, experimental tests were carried out to validate the proposed methodology, comparing the estimated parameters through the differential evolution with the parameters determined by the no-load and locked rotor tests according to IEEE Std 112-2017.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28787
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