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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28759
Título: | Análise de traços de concreto betuminoso modificado com incorporação de borracha de pneus pelo processo seco |
Título(s) alternativo(s): | Trace analysis of modified bituminous concrete with incorporation of rubber tires by dry process |
Autor(es): | Giron, Jonathan Luiz |
Orientador(es): | Balestra, Carlos Eduardo Tino |
Palavras-chave: | Pavimentos de asfalto Materiais betuminosos Misturas (Química) Pavements, Asphalt Bituminous materials Mixtures |
Data do documento: | 1-Jul-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | GIRON, Jonathan Luiz. Análise de traços de concreto betuminoso modificado com incorporação de borracha de pneus pelo processo seco. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2020. |
Resumo: | Mesmo sendo o principal modal do Brasil, as rodovias sofrem na questão de malha e no seu estado de conservação, mostrando assim, um grande viés para o uso de pó de borracha no asfalto, segundo pesquisas além de solucionar o problema na vida útil das rodovias, ajudaria solucionar o problema ambiental causado pelos pneus. Assim o presente trabalho busca contribuir para técnica do processo seco, a qual é mais acessível monetariamente e há menos estudos. Para comprovar a possibilidade de implantação usaremos o método de ensaio Marshall, onde através deste ensaio busca-se estabelecer o melhor teor de ligante para o traço utilizado na pavimentação da cidade de Toledo-PR. Para isso foram moldados corpos de prova de concreto asfáltico betuminoso, variando o teor de ligante e uma substituição de 2% de borracha. Os resultados mostraram que para este traço a quantidade de borracha foi demasiada, não atingindo os valores mínimos da norma brasileira. |
Abstract: | Even being the main modal in Brazil, road transport through highways suffers from the issue of the restricted network of paved roads and its state of conservation. Moreover, a significant amount of unserviceable tires are generated on a daily basis, and this is an environmental problem with regard to their destination. At this point, one of the alternatives for the destination of unserviceable tires is their incorporation into the asphalt concrete through the dry process in order to improve their properties. Thus, this work seeks to contribute to the dry process technique, which is more accessible and there are fewer studies, analyzing specimens with replacement of stone dust by rubber tire dust (at a dosage of 2%) in asphalt mixtures with different levels of asphalt binder (6.5; 7 and 7.5%) through Marshall tests. In addition, reference test bodies (without rubber incorporation, but with different asphalt binder contents) were also analyzed. The results showed that in the reference test bodies, all showed Marshall stability values above the minimum values of the standard, however, the incorporation of 2% of rubber powder from tires combined with the analyzed dosages, did not present satisfactory results in the Marshall test, in view of the low adherence between the binder and the rubber in the dry process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28759 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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