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Título: Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix
Título(s) alternativo(s): Woman in sciences and research: the case of (r)existence and historical resignification of Joana D’Arc Felix
Autor(es): Soares, Sara Silva
Orientador(es): Pricinotto, Gustavo
Palavras-chave: Cultura - Estudo e ensino
Negras
Mulheres na ciência
Discriminação
Culture - Study and teaching
Women, Black
Women in science
Discrimination
Data do documento: 10-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SOARES, Sara Silva. Ser mulher nas ciências e na pesquisa: o caso de (r)existência e ressignificação histórica de Joana D’Arc Felix. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: Ao considerar a educação pelo mote da cultura, compreende-se que os diferentes artefatos culturais produzem efeitos pedagógicos nos sujeitos, ou seja, estes modalizam modos de aprender, ensinar e compreender o mundo. Na busca pela compreensão do ser mulher cientista no Brasil, e de como estes corpos são marginalizados, Joana D’Arc é apresentada a cena como ícone afirmativo da minoridade nas ciências. mulher, negra, periférica e cientista. Todavia, por seus traços identitários e pelo protagonismo nas mídias um conjunto de veiculações discursivas a colocam como uma figura de “controvérsa”. De tal cenário deriva este trabalho, que tem por objetivo traçar as linhas de produção da imagem da Prof. Dra. Joana D’Arc Felix de Sousa e de sua representação, buscando evidenciar as experiências raciais sofridas por ela. Para tal são levantadas notícias que retratem a história da mesma, visando o levantamento de seus títulos como síntese destas narrativas sob a óptica dos Estudos Culturais das Ciências e Educação, como também a narrativa da sua própria história descritos por nossa entrevistada a fim de traçarmos caminhos de (r)existência que nossa sujeira enfrenta diariamente. Por isso, faz-se necessário compreender alguns elementos que fortalecem ou enfraquecem a potencialidade dos discursos racistas, buscando rearticulá-los e (des)potencializá-los.
Abstract: When considering education by the motto of culture, it is understood that the different cultural artifacts produce pedagogical effects on the subjects, that is, they modalize ways of learning, teaching and understanding the world. In the search for an understanding of being a woman scientist in Brazil, and how these bodies are marginalized, Joana D’Arc is brought to the scene as an affirmative icon of minority in the sciences. Woman, black, peripheral and scientist. However, due to her identity traits and her role in the media, a set of discursive placements place her as a “controversial” figure. From such a scenario derives this work, which aims to trace the production lines of Prof. Dra. Joana D'Arc Felix de Sousa and her representation, seeking to highlight the racial experiences suffered by her. To this end, news is raised that portrays its history, aiming to raise its titles as a synthesis of these narratives from the perspective of the Cultural Studies of Sciences and Education, as well as the narrative of its own history described by our interviewee in order to trace paths of (r)existence that our dirt faces daily. Therefore, it is necessary to understand some elements that strengthen or weaken the potential of racist discourses, seeking to rearticulate and (de)potentiate them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28725
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