Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2869
Título: O design emocional nas redes de solução-demanda da economia da funcionalidade
Título(s) alternativo(s): Emotional design in the solution-demand networks of the functional economy
Autor(es): Gortz, Manuela
Orientador(es): Nascimento, Decio Estevao do
Palavras-chave: Consumo (Economia)
Desenvolvimento sustentável
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Serviços ao cliente
Veículos elétricos
Tecnologia
Consumption (Economics)
Sustainable development
Consumer behavior
Consumer satisfaction
Customer services
Electric vehicles
Technology
Data do documento: 1-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GORTZ, Manuela. O design emocional nas redes de solução-demanda da economia da funcionalidade. 2017. 228 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A dissertação tem como tema central o Design Emocional nas redes de soluçãodemanda da Economia da Funcionalidade. Seu objetivo principal é caracterizar a contribuição do Design Emocional nas redes de solução-demanda da Economia da Funcionalidade. Este estudo se justifica no campo teórico, por constituir um avanço na pesquisa do tema em questão, pela identificação de uma lacuna a ser estudada e pela originalidade na combinação e na abordagem conjunta destes três conceitos. Justifica-se também no campo prático, pelo potencial de contribuir não apenas para os profissionais do design, mas poder envolver também outros stakeholders, ao abrir novas oportunidades de parcerias e permitir uma ampliação da rede de atores envolvidos em novos modelos de Economia da Funcionalidade. A pesquisa é exploratória e descritiva quanto ao seu objetivo. Para o levantamento e a definição do referencial teórico, foi utilizada a pesquisa bibliométrica e a análise sistêmica. Para a coleta e a análise de dados secundários foi utilizado o método de análise de conteúdo, desenvolvendo uma análise categorial e temática, caracterizando-a assim como uma pesquisa qualitativa. Como objeto de estudo de aplicação da análise das contribuições do Design Emocional, trabalhou-se com o caso prático do Autolib, sistema de car-sharing de veículos elétricos com origem na França. Os resultados encontrados mostram que as contribuições do Design Emocional nas redes de solução-demanda da Economia da Funcionalidade são de quatro naturezas distintas: (i) Estratégias no Design de Produtos (níveis visceral, comportamental e reflexivo); (ii) Aspectos emocionais, psicológicos e cognitivos; (iii) Experiências e (iv) Design centrado no usuário.
Abstract: This dissertation has as its central theme the Emotional Design in the solutiondemand networks of the Functional Economy. Its main goal is to characterize the contribution of the Emotional Design in the solution-demand networks of the Functional Economy. This study is justified in the theoretical field, as a breakthrough in the research of the subject matter, by identifying a gap to be studied and by the originality of the combination and the joint approach of these three concepts. It is also justified in the practical field, for the potential to contribute not only to designers but also to involve other stakeholders, when opening new opportunities for partnerships and enabling an expansion of the network of actors involved in new models of Functional Economy.The study is exploratory and descriptive as to its purpose. Bibliometric research and systemic analysis were used for the survey and definition of the theoretical reference. For the collection and analysis of secondary data, the content analysis method was used, developing a categorical and thematic analysis, characterizing it as well as a qualitative research. The practical case of Autolib, a carsharing system of electric vehicles originating in France, was used as a study object for applying the analysis of the contributions of Emotional Design. The results show that the contributions of Emotional Design in the solution-demand networks of the Functional Economy are of four distinct natures: (i) Product Design Strategies (visceral, behavioral and reflexive levels); (ii) Emotional, psychological and cognitive aspects; (iii) Experiences and (iv) User-centered design.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2869
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Gortz, Manuela_2017.pdf7,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.