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Título: Beauté: indústria de cosméticos naturais
Título(s) alternativo(s): Beauté: natural cosmetics industry
Autor(es): Arenhart, Amanda Ellen
Pereira, João Paulo Araújo
Barbosa, Lareska Teles
Orientador(es): Sgorlon, Juliana Guerra
Palavras-chave: Cosméticos - Indústria
Essências e óleos essenciais - Indústria
Eucalipto
Cosmetics industry
Essences and essential oils industry
Eucalyptus
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: ARENHART, Amanda Ellen; PEREIRA, João Paulo Araújo; BAROSA, Lareska Teles. Beauté: indústria de cosméticos naturais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2021.
Resumo: Há mais de 100 mil anos tem-se relatos que mostram o uso de cosméticos e a cada ano, com os avanços tecnológicos, esse mercado cresce ainda mais, nacional e internacionalmente. São várias as categorias de cosméticos presentes no mercado, dentre eles os cosméticos naturais que vêm ganhando destaque com um crescimento acelerado a nível mundial e nacional. Este crescimento está atrelado a uma preocupação cada vez mais constante das pessoas pelo consumo consciente e a mudança por hábitos mais saudáveis. Com um propósito sustentável, preocupação com o meio ambiente e bem-estar, a Beauté Cosméticos Naturais entra no mercado nacional como uma empresa de médio porte direcionada à produção e comercialização de cosméticos naturais de alta qualidade, sendo eles, sabonete líquido esfoliante, creme hidratante para skincare, água micelar, água floral, óleo essencial e álcool em gel, todos com base de eucalipto. A empresa tem como foco democratizar o acesso a cosméticos naturais de qualidade, entregando produtos inovadores com preços justos e acessíveis para todos. Sua sede está localizada em Campo Grande-Mato Grosso do Sul, decisão tomada levando em consideração alguns fatores dentre eles o fato de ser o segundo maior produtor de eucalipto do país e estar bem localizada logisticamente, facilitando o escoamento dos produtos e facilitando a pesquisa e inovação. A elaboração deste projeto industrial tem como objetivo apresentar um histórico do setor, análise de mercado, apresentação dos produtos, descrição do processo com as etapas detalhas da produção, balanço material e energético do processo, proposta para o tratamento de resíduos, dimensionamento e análise financeira. O óleo essencial do eucalipto estará presente em todas as composições dos produtos, com exceção da água micelar que não necessita do mesmo e o álcool em gel que será produzido a partir da nanocelulose fibrilada de eucalipto em substituição ao carbopol. O óleo essencial será extraído pelo método de hidrodestilação com um pré-tratamento de ultrassom para otimização dos compostos bioativos. Com uma produção mensal de 100.000 unidades de sabonetes líquidos esfoliantes, 100.000 unidades de cremes hidratantes skincare, 185.000 unidades de álcool em gel, 30.000 unidades de óleo essencial, 200.000 unidades de água micelar e 314.592 unidades de água floral, com vazões mássicas de saída para cada produto, respectivamente, de 216,88 kg h-1, 222,22 kg h-1, 963,54 kg h-1, 14,08 kg h-1 1340,00 kg h-1 e 2322,71 kg h-1. A partir da análise financeira da empresa foi possível concluir que o projeto é viável e apresenta potencial altamente lucrativo, apresentando um Valor Presente Líquido (VPL) positivo, uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 30,98% e superior à Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 20%, apresenta payback após o segundo ano de operações Beauté.
Abstract: For over 100 thousand years there are reports that show the use of cosmetics and every year, with technological advances, this market grows even more, nationally and internationally. There are several categories of cosmetics present in the market, among them the natural cosmetics that are gaining prominence with an accelerated growth worldwide and nationally. This growth is linked to an increasingly constant concern of people for conscious consumption and the change for healthier habits. With a sustainable purpose, concern for the environment and well-being, Beauté Cosméticos Naturais enters the national market as a medium-sized company directed to the production and marketing of high quality natural cosmetics, including exfoliating liquid soap, moisturizing cream for skincare, micellar water, floral water, essential oil, and alcohol gel, all with eucalyptus base. The company focuses on democratizing access to quality natural cosmetics, delivering innovative products at fair and affordable prices to everyone. Its headquarters is located in Campo Grande - Mato Grosso do Sul, a decision taken taking into account some factors among them the fact that it is the second largest producer of eucalyptus in the country and is well located logistically, facilitating the flow of products and facilitating research and innovation. The elaboration of this industrial project aims to present a history of the sector, market analysis, product presentation, process description with detailed production steps, material and energy balance of the process, proposal for waste treatment, sizing and financial analysis. The eucalyptus essential oil will be present in all product compositions, with the exception micellar water that doesn't need it and of the alcohol gel, which will be produced from fibrillated eucalyptus nanocellulose to replace. The essential oil will be extracted by the hydrodistillation method with an ultrasound pre-treatment to optimize the bioactive compounds. With a monthly production of 100,000 units of exfoliating liquid soaps, 100,000 units of skincare moisturizing creams, 185,000 units of alcohol gel, 30,000 units of essential oil, 200,000 units of micellar water and 314,592 units of floral water, with mass flow rates for each product, respectively, of 216.88 kg h-1, 222.22 kg h-1, 963.54 kg h-1, 14.08 kg h-1 1340.00 kg h-1 and 2322.71 kg h-1. From the financial analysis of the company it was possible to conclude that the project is viable and presents a highly profitable potential, presenting a positive Net Present Value (NPV), an Internal Rate of Return (IRR) of 30.98% and higher than the Minimum Rate of Attractiveness (MIT) of 20%, presents payback after the second year of Beauté operations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28696
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