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Título: Cooperação com empresas: benefícios para o ensino
Autor(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Orientador(es): Kovaleski, João Luiz
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Relações trabalhistas - Efeito das inovações tecnológicas
Cooperação institucional
Concorrência
Technological innovations
Education - Effect of technological innovations on
Industrial relations - Effect of technological inovations on
Institutional cooperation
Competition
Data do documento: 19-Mar-1997
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Hélio Gomes de. Cooperação com empresas: benefícios para o ensino. 1997. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 1997.
Resumo: O objetivo deste estudo, de caráter exploratório, éidentificar e caracterizar os benefícios que as atividades de CooperaçãoEscola-Empresa podem proporcionar para o processo de ensino e para aInstituição como um todo. Busca-se, ainda, caracterizar a importância daempresa enquanto mais uma fonte de informações para que o docente prepare eaprimore as suas atividades de ensino. Entre os aspectos e fatores avaliados estão aqueles que podem facilitar ou limitar a participação docente no processoe aqueles que o estimulam à participação. O quadro referencial teórico aborda anecessidade atual das empresas por tecnologia em busca de uma maiorcompetitividade em um ambiente econômico globalizado e a Instituição de Ensinoque necessita incorporar a função de participação no desenvolvimento econômico.A Cooperação Escola-Empresa é apresentada como alternativa que podecomplementar as atividades de ambas, auxiliando-as no cumprimento dos seusobjetivos individuais. A sistematização da Cooperação é obtida a partir doestudo de caso do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR,Instituição que se destaca nesse tipo de atividade. É elaborado um modelo teórico, baseado nos diversos aspectos e elementos citados na literatura, queinclui o processo ensino-aprendizagem, sendo este o grande avanço do estudo. Emseguida o modelo é avaliado perante os resultados obtidos junto aos docentesatravés de um questionário, acompanhado do procedimento da entrevista, aplicadoem vinte docentes que participam ativamente de Cooperação. O modelo obtidoapresenta todos os aspectos e fatores considerados relevantes, destaca aquelesconsiderados mais importantes e incorpora sugestões oferecidas pelos docentes ejulgadas pertinentes. De forma complementar, o estudo inclui os resultadosobtidos através de questionários aplicados a seis coordenadores de Curso ecinco gestores de Cooperação e faz a comparação entre estes e os docentes. Essacomparação permite compreender melhor o processo e a teoria organizacional daCooperação Escola-Empresa e elaborar propostas de melhoria no âmbitoinstitucional. A Cooperação demonstra alto potencial em desenvolver nos docentes hábitos, preocupações e comportamentos que, em condições acadêmicas normais, não seriam adquiridas, entre elas a visão interdisciplinar maisabrangente, melhor entendimento do perfil profissional necessário ao mercado eu estímulo a leituras e bibliografias adicionais. Os resultados maispreocupantes observados no estudo ficam por conta da necessidade de tratamentomais adequado ao tema Patentes e Propriedade Intelectual e de métodos deestimular o docente a desenvolver atividades em equipe. Além da suacontribuição para o desenvolvimento econômico regional, a CooperaçãoEscola-Empresa demonstra o seu valor enquanto estratégia de desenvolvimento dodocente e, em consequência, da Instituição e da sua qualidade de ensino. Omodelo obtido não pretende ser a generalização do comportamento de todas asInstituições de Ensino do Brasil, mas servir de orientação inicial para os quedesejam implementar um processo de Cooperação Escola-Empresa, desafio paraambos os parceiros, facilitando-lhes o entendimento e a elaboração de propostas adequadas aos seus contextos e às suas necessidades.
Abstract: The main goal of thisexploratory study is to identify and characterize the benefits that theSchool-Enterprise Cooperation can offer to teaching process and to School. Italso tries to characterize the enterprise as an important source of informationto help teacher to improve his activities. Among the aspects and factorsdescribed, the study points out limitations, facilities and stimulus for Cooperation. The theory in this field on thisstudy discusses the enterprise necessity of technology at a competitive and global economic environment and theeducational Institution that needs to incorporate a new function: to contributefor economic development. The School-Enterprise Cooperation is presented as analternative that can complement both partners for their own objectives. It is presented a casestudy of Federal Center of Technological Educational of Parana State -CEFET-PR, an outstanding Brazilian Institution at this area. A theoreticalmodel has been developed, based on suitable literature, and it includes theteaching process as great advance of this study. After this, the proposed modelis evaluated by comparison with a teacher’s survey, obtained by questions andanswer during an interview. The final model presents all the relevant aspectsand factors, shows those most important and incorporates same suggestions. As acomplementary analysis, the study includes an interview with six coursecoordinators and five cooperation manager, which were compared to the teacher’ssurvey. This comparison offers a better understanding about organizationaltheory and Cooperation process. It also allows future proposals to improve education system. The Cooperation shows high potential to developadditional behaviors that in normalacademic conditions would not be acquired, such as interdisciplinary vision,better understanding about professional profile and it incentives for reading additional bibliography. The main problem observed at this study is thenecessity of a suitable management of Patents, Intellectual Property and newmethods to stimulate the work as a team. Beyond the contribution for regionaleconomic development, the School-Enterprises Cooperation shows its importanceas strategy to develop the teacher and improve the institutional education quality.The model obtained does not intend to be a pattern for Brazilian EducationInstitutions, but a guideline for people that desire to develop theSchool-Enterprise Cooperation, challenge for both partners, and to facilitatethe elaboration of suitable proposes into their context and necessities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28672
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